De acordo com Barroco (2010b, p. 16), a ética percorre um processo de construção histórica, o que corresponde ir além do fato imediato. A ética diz respeito à prática social de homens e mulheres, em suas objetivações na vida cotidiana e em suas possibilidades de conexão com as exigências éticas conscientes. Nesse contexto, qual é a importância da ética?
Soluções para a tarefa
A ética e a moral caminham lado a lado. Desta forma, quando observamos a ética, vemos que ela está voltada para o estudo da fundamentação do agir, ou seja tem ação sobre os princípios e valores de uma sociedade em específico, ou de toda uma população.
É um preceito, uma norma de conduta. Desta forma, a ética está relacionada com a reflexão de nossas condutas e princípios, facilitando assim o nosso convívio em sociedade.
Vale lembrar que em algumas profissões como medicina, o código de ética além de ditar condutas corretas, ele também tem poder de punir aqueles que não agirem conforme o "acordo ético".
Logo, a importância da ética se dá no quesito que é necessária para ditar como será a nossa conduta social, servindo como um guia para a sociedade.
Resposta:
Auxilia a sistematizar a crítica da vida cotidiana.
Conforme estudado, a ética permite aos homens a ascensão aos valores humano-genéricos. Como práxis, tem capacidade de elevar a condição do sujeito a uma postura crítica e reflexiva; por essa razão, ela auxilia os sujeitos a sistematizarem a crítica da vida cotidiana. Logo, está incorreto afirmar que a ética pode auxiliar os homens a avaliarem o bem e o mal, assim como está incorreto afirmar que os ajuda a assumir sua vontade acima de qualquer preceito, a ter uma vida correta no cotidiano da sociedade e que a ética ajuda as pessoas a se tornarem mais alienadas dos processos da vida cotidiana. Portanto, a ética tem como premissas auxiliar os sujeitos a suspenderem o cotidiano, realizarem a crítica e promoverem as transformações necessárias.
Explicação: