História, perguntado por rory63, 6 meses atrás

 De acordo com a reportagem, as crenças religiosas da população europeia da época contribuíram para o avanço ou redução da epidemia? Justifique sua resposta com elementos presentes na reportagem. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ajfdmp
2

As crenças religiosas contribuíram para o avanço da epidemia da Peste Negra. Doutores da Sorbonne de Paris diagnosticaram o mal, segundo eles a má confluência dos astros gerava todo o estrago. Assim, o fiéis reclamavam dos céus e rigores da vara de Deus, o que matava mais gente ainda. Por consequência do desespero crescente, houveram atos radicais e um fanatismo religioso. Surgiu então a ideia de que a doença representava o pecado e aqueles que sofriam no leito era por causa das suas ações não consideradas boas, seus pecados. O movimento Irmandade dos Flagelantes, que surgiu na Alemanha, buscava conter a ira de Deus. Eles peregrinavam de aldeia em aldeia, repetindo ladainhas, chicoteando-se nas costas com tiras de retalho com pontas de ferro.

Trecho da reportagem que justifica minha resposta:  

"Fosse quem fosse o culpado, rogos, preces, promessas e penitências, rezas a São Roque, o protetor dos lazarentos, nada arrefecia o implacável destino que estava reservado às populações atacadas pela doença. Ao contrário, qualquer ajuntamento pretendido, a mínima formação de um punhado de fiéis para reclamarem dos céus os rigores da vara de Deus, matava mais gente ainda."

Perguntas interessantes