De acordo com a proposta curricular para o 1.º segmentodo ensino fundamental destinada à Educação de Jovense Adultos (EJA), um dos princípios pedagógicos a serobservado pelos que trabalham com essa modalidade deensino é a incorporação da cultura e da realidade vivencialdos educandos como conteúdo ou ponto de partida daprática educativa. Para que o ensino de geografia se guiepor esse princípio, é necessário que se busque superara geografia tradicional, que teve papel hegemônico emnossas salas de aula.PORQUEA geografia tradicional, ao se limitar à promoção daanálise do empírico, lançando mão do artifício dacompartimentação do todo, dificulta a compreensãoda realidade como um todo que envolve sociedade enatureza. Promove, também, uma des-historização dageografia e dos próprios alunos, já que se nega o saberpeculiar do aluno, por meio da exclusão deliberada doespaço real do aluno. Tais características da geografia edo seu ensino não se coadunam com a demanda históricaque perpassa o princípio anunciado na proposta curriculardestinada à Educação de Jovens e Adultos, ou seja, oensino de uma geografia, a um só tempo social e histórica,que não separa a sociedade da natureza, que considera ohomem como sujeito e não como homem abstrato e que,no processo de aprendizagem, cria condições para queele se constitua como um ser crítico, construtor/criador deseu conhecimento/saber.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda, uma proposição falsa.D A primeira assertiva é uma proposição falsa, e asegunda, uma proposição verdadeira.E Tanto a primeira quanto a segunda asserções sãoproposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
I- Verdadeira. Para fazer parte do Ensino de Jovens e Adultos, EJA é importante que o professor compreenda que os conteúdos abordados deverão levar em conta toda a experiência vivida pelo educando. Criar conteúdos conforme a sua realidade.
Portanto a incorporação da cultura e da realidade dos educandos serão ponto de partida para a construção do conhecimento de geografia para Jovens e Adultos.
II- Verdadeira. A geografia tradicional promove uma barreira para o Ensino de Jovens e Adultos, já que não leva em consideração o conhecimento do aluno.
Por isso a necessidade de trabalhar uma geografia heterogênea.
Abraços!
Perguntas interessantes