De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destina às pessoas que não tiveram acesso à Educação Básica na idade própria. Na EJA, é preciso considerar o alfabetizando como sujeito de seu saber no âmbito de uma proposta pedagógica pautada nas relações dialógicas de cooperação e solidariedade, constituindo-se em uma opção política de ação e de política educacional.
LOPES, M. C. R.; OLIVEIRA, C. M.; SOUZA, V. F. M. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o excerto anterior, podemos afirmar que a EJA é uma modalidade que recebeu influências do pensamento de:
Alternativas
Alternativa 1:
Paulo Freire.
Alternativa 2:
Hannah Arendt.
Alternativa 3:
Antonio Gramsci.
Alternativa 4:
Maria Montessori.
Alternativa 5:
Dermeval Saviani.
não tenho certeza se é a alternativa 5 alguém sabe?
ra21:
resposta Paulo Freire pag 136
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Resposta:
Paulo Freire
Explicação:
Respondido por
9
Alternativa 1.
Para Paulo Freire, a Pedagogia Libertadora (aplicada na Educação de Jovens e Adultos-EJA) apresentava o objetivo de formar cidadãos conscientes, para que rompessem com o paradigma tradicional, baseado na pedagogia bancária, em que os professores depositavam o conhecimento.
Nesta abordagem, fomenta-se o desenvolvimento do senso crítico, autonomia e protagonismo dos alunos, para que fosse possível a formação de cidadãos que pudessem lutar pelas desigualdades sociais.
Perguntas interessantes