Das teorias evolucionistas, destaca-se o neodarwismo ou teoria sintética da evolução, que aborda o binômio variação/seleção. A variação ou variabilidade é uma característica que pode ser verificada com facilidade nas espécies biológicas. Quais são os dois mecanismos fundamentais que causam essa variabilidade?
a) Adaptação e seleção natural.
b) Mutações e seleção natural.
c) Mutações e recombinação gênica.
d) Ambiente e recombinação gênica.
Soluções para a tarefa
Lembre-se que a teoria de Darwin é isenta de qualquer coisa que envolve genética, pois não se sabia ainda disso. Então Darwin não sabia explicar como havia variabilidade dos seres, apenas que o ambiente selecionava os mais aptos.
Portanto, já eliminamos as afirmativas A, B e D.
Para haver variabilidade é necessário que haja troca de genes e/ou alteração genética (mutações).
Letra C
As mutações e a recombinação gênica levam a maior variabilidade genética (C).
As mutações produzem novos genes com proteína novas para a espécie, essas mutações podem trazer benefícios importantes, se esse for o caso, o mutante terá mais chances de sobreviver ao ambiente e poderá se reproduzir mais e espalhar essa característica para a espécie.
Já a recombinação gênica mistura os genes do próprio individuo para produzir gametas diferentes, com alelos diferentes, dessa forma os filhos de uma pessoa podem ter partes diferentes dos seus genes.
Ambos garantem variabilidade genética para a espécie e aumentam as suas chances de sobrevivência.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/6242159