Das reformas a que o texto se refere surgiu a Glasnost: * 1 ponto a) um ousado plano de reestruturação da política e da economia que reduziu a participação soviética em conflitos fora da Europa. b) uma doutrina da "soberania limitada" que previa a existência de governos coniventes com o monopólio de Moscou. c) uma política de abertura, traduzida na campanha contra a corrupção e ineficácia administrativa, maior liberdade política, econômica e cultural. d) uma forma mais liberal de comunismo que incluía a ampliação das liberdades sindicais e individuais na Rússia e excluía das mudanças os Estados satélites. 2. (UFMG - adaptada) A Perestroika é entendida como um processo de transformação global do sistema socialista da antiga URSS. Considerando-se esse processo de transformação, é CORRETO afirmar que: * 1 ponto a) o crescimento da economia soviética nos anos 80 deste século, a taxas bastante elevadas, impulsionou o processo de transformação do sistema socialista na URSS b) a Glasnost, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética. c) o incremento da indústria de armamentos, em razão da posição hegemônica da URSS na Guerra Fria, gerou recursos importantes para a implementação de novas estratégias econômicas. d) a opção pela interdependência entre o aparelho do Estado e o aparelho partidário foi importante para o fim do autoritarismo vigente na esfera das instituições sociais e políticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 C
Ao lado da Perestroika (Reestruturação), que pretendia reformular o sistema político-econômico da URSS, tornando-o mais aberto ao mercado internacional, Gorbatchov também lançou como elemento-chave o plano da Glasnost (Transparência), que consistia em procedimentos para tornar mais ágil, transparente e eficaz a política e a economia da URSS.
2 B
A Perestroika e a Glasnost foram estratégias reformistas elaboradas por Mikhail Gorbachev que atuavam mutuamente coordenadas. Uma dependia da outra, isto é, a tentativa de reformular o sistema comunista (com a Perestroika) deveria estar articulada com uma necessária abertura para a democracia e transparência. Entretanto, a estratégia de Gorbachev, ao contrário de “salvar o comunismo”, contribuiu ainda mais para seu colapso.
Explicação:
Resposta:
1-c) uma política de abertura, traduzida na campanha contra a corrupção e ineficácia administrativa, maior liberdade política, econômica e cultural.
2-b) a Glasnost, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética.
Explicação:
vai na minha que é sucesso