Das alternativas abaixo, qual era a forma como as civilizações indígenas brasileiras – bem como também com relação aos negros escravizados – eram vistas pelo romantismo do século XIX e pelo academicismo do século XX (respectivamente)?
(A)Os indígenas eram vistos como os “bons selvagens” (por Rousseau, no Iluminismo, e por escritores como José de Alencar, em seu livro “Iracema”), e os negros eram tidos como “quase da família” (no ensaio de Gilberto Freyre em seu livro “Casa-Grande & Senzala”)
(B)Os indígenas eram vistos como grandes canibais e guerreiros inflexíveis, que só queriam guerras com os brancos europeus e, em contrapartida, os negros eram os seres indóceis que não entendiam sua condição inferior de escravizados pelos brancos.
(C)Os indígenas eram seres sem alma e, por isso mesmo, os melhores escravos que um branco poderia ter, porém, devido ao preço mais barato, foram os negros – muito mais dóceis, inclusive – que tornaram-se escravos mais comuns devido a esta particularidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a
Explicação:eu errei essa e dps vi a resposta
O romantismo, movimento literário do século XIX, exaltava o nacionalismo em cada país, e no Brasil teve como uma das principais características a idealização dos indígenas. Já a academia brasileira no início do século XX interpretava os negros escravizados como parte da estrutura familiar senhorial e colonial. Portanto, a resposta correta é a letra A.
Representação, poder e idealização
A arte e a ciência são mecanismos não só de expressão de conhecimento e criatividade, mas também formas de exercício do poder. Em contextos em que o poder era bastante restrito, como o século XIX e o início do XX no Brasil, arte e ciência eram muitas vezes expressões das visões das elites brasileiras sobre diversos assuntos.
Como são atividades de difícil monetização, os artistas e cientistas que tinham como exercer essas profissões eram ou membros da elite ou patrocinados por ela, tornando-se um canal para expressar seus valores, ideias e representações.
Quando se voltavam para a descrição e interpretação de grupos minoritários, como indígenas e negros escravizados, esses artistas e cientistas buscavam esconder as condições de exploração às quais esses povos eram submetidos, criando estereótipos como o "bom selvagem" e o escravizado que é "quase da família".
Entenda mais sobre colonização e cultura aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17062742
#SPJ2