Pedagogia, perguntado por tiagofabricioap5kzq7, 6 meses atrás

Das afirmações abaixo, sobre o histórico da formação do educador no Brasil, assinale a alternativa correta. a) A segunda metade da década de 1990 é marcada pelas críticas não apenas à formação do educador, mas à própria concepção do magistério como um sacerdócio, à ideologia da vocação e à desvalorização e descaracterização - assim como à pauperização e feminização - do magistério. b) Nos anos 1970, influenciada pela visão funcionalista da educação, pela Psicologia Comportamental e pela tecnologia educacional, a ênfase na formação do educador recaía sobre a dimensão política, vinculando-a à realidade sócio-histórica. c) Nos anos 1980, a formação do educador reflete os efeitos da chamada "crise de paradigmas" da educação. Crescem os estudos sobre os "saberes escolares" como entidades culturais próprias, criações didáticas originais, e não como um saber único, derivado e transposto, inferior ao saber científico. d) No final da década de 1970, Donald Schön propõe a articulação entre a teoria e a prática, na formação do educador, valorizando o enfoque de que o professor deve refletir na sua ação e tornar-se um pesquisador no contexto prático.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

A alternativa A está correta. A década de 90 marcou o desenvolvimento de ideias assim como uma validação do trabalho do educador.

O caráter humanista da educação na década de 1990:

A partir da década de 1990 vemos uma busca pela humanização das ideias propostas pela visão escolanovista.

A postura reflexiva apresentada na segunda alternativa faz conexão com a ideia de articulação dos professores a partir das políticas educacionais.

Por fim, a partir da década de 1990 a intervenção das estratégias educacionais passaram a ter uma maior abertura assim como a análise e manutenção do sistema educacional que deve ser realizada frequentemente.

Crise da educação:

https://brainly.com.br/tarefa/19027928

Anexos:
Perguntas interessantes