Dados os pontos A(m, 1, 2), B(2, –2, –3), C(5, –1, 1) e D(3, –2, –2), determine:
a) O valor de m para que os pontos sejam coplanares.
b) Um vetor unitário simultaneamente ortogonal aos vetores BC e BD.
Soluções para a tarefa
Temos os seguintes pontos:
A partir desses pontos a questão faz as seguintes perguntas:
- a) O valor de m para que os pontos sejam coplanares.
Para que os pontos sejam coplanares, devemos fazer um determinante com os três vetores formados pelos pontos. Para encontrar esses tais vetores, basta trazê-los para a origem, ou seja, fazer a subtração do ponto final pelo inicial:
Agora é só montar o determinante, caso o resultado seja "0", quer dizer então que os pontos são coplanares, já que se for diferente de "0", o resultado é que eles não são coplanares.
- b) Um vetor unitário simultaneamente ortogonal aos vetores BC e BD.
Vamos começar montando os vetores:
Para encontrar um vetor que sejam ortogonal, ou seja, perpendicular simultâneamente a esses dois vetores, basta calcular o produto vetorial entre os vetores BC e BD, pois como sabemos o resultado do produto vetorial é sempre um vetor que é perpendicular aos outros dois envolvidos.
Como normalmente não colocamos as componentes, então temos que o vetor perpendicular é dado por:
Mas note que esse vetor não é unitário, pois o seu módulo é diferente de 1, então vamos partir para o versor que é um múltiplo desse vetor e é justamente o que procuramos (unitário). O versor é dado pela divisão do vetor pelo seu módulo.
Espero ter ajudado
a)
Considerando os pontos coplanares, então os vetores e também são complanares. Dessa forma, o produto vetorial entre eles será um vetor ortogonal ao plano. Considerando então , temos que:
Sendo um vetor ortogonal ao plano, o produto escalar entre ele e qualquer vetor do plano deve ser nulo. Pegando então o vetor , temos que:
b)
Considerando que este vetor é o vetor , como já foi dito, o produto escalar entre ele e os vetores e deve ser nulo, logo:
Da mesma forma:
Dessa equação tiramos que . Substituindo na equação anterior:
Pelo fato do vetor ser unitário, seu módulo é igual a 1, logo:
Substituindo e :
Podemos então definir .