Dados divulgados a respeito do ENEM de 2014 noticiaram que quase 530 mil dos aproximados 7 milhões de pessoas que fizeram a prova (8,55%) tiraram nota zero na dissertação, sendo que 53% entregaram a folha em branco e os demais, segundo os corretores, saíram-se pessimamente mesmo. Trata-se, para usar uma expressão de Arnaldo Niskier (Educador e membro da Academia Brasileira de Letras), de um retrato da “vergonha nacional” em que se se encontra a nossa educação. Nos materiais disponibilizados em sua Midiateca você encontra “A educação na constituição federal” onde enumeramos uma série de princípios constitucionais que devem ser observados pelos nossos administradores públicos em benefício do fortalecimento e aprimoramento da educação no Brasil. Escolha um daqueles princípios e, em dez linhas, no máximo, informe como a aplicação prática, do princípio que você escolheu, poderá contribuir para retirar a educação brasileira desta “vergonha nacional” em que se encontra atualmente.” Caso identificado plágio sua nota será zerada.
Soluções para a tarefa
Olá.
Como vai?
A educação é fundamental para a sociedade, porque é por meio dela que os indivíduos conseguem ser aptos para o mercado de trabalho, bem como se tornarem cidadãos e ter uma visão crítica do mundo.
A figura do professor é importante para esse processo de aprendizagem, tornando-se um mediador do conhecimento, não tratando os alunos como meros robôs.
Porém, vale destacar que não é só o professor que exerce papel importante, mas também a família.
Os alunos devem ser estimulados a ler e a escrever desde cedo para que não ocorra a dificuldade que foi apresentado na dissertação do Enem.
Vale destacar que o ofício de todos os alunos é sempre se mostrarem proativos, buscarem o conhecimento e a indagação, não aceitarem qualquer argumento como verídico, mas sempre pesquisar e questionar.
Portanto, os alunos precisam ser mais participativos e interessados para que o conhecimento seja mútuo.
Abraços!