Dá-se o nome de corais a um grupo de animais marinhos primitivos, da classe Antozoários do filo Cnidários. Eles vivem em ambientes muito restritos, em mares tropicais de águas quentes (acima de
20 ºC) e claras, portanto, calmas e rasas (menos de 40 m de profundidade). Isso torna-os excelentes indicadores das condições ambientais, acusando com clareza a ocorrência de desequilíbrios nas condições do ambiente em que vivem. O maior desses recifes é a Grande Barreira de Corais existente em Queensland, na Austrália. Ela é formada, na verdade, por cerca de 2. 900 recifes e 300 atois (recifes circulares). Ali, vivem 1. 500 espécies de peixe, 360 de coral, 5. 000 a 8. 000 de molusco, 400 a 500 de alga, 1. 330 de crustáceo e mais de 800 de equinoderma (grupo de animais que incluem as estrelas do mar e os ouriços do mar). Clique no link.
Soluções para a tarefa
A) os recifes são formados principalmente por cnidários polipoides, representados pelos corais e pelas anêmonas-do-mar.
B) os recifes de corais formam-se a partir de colônias de diversos organismos associados, especialmente pólipos, que produzem esqueletos calcários.
C) o branqueamento de corais é um fenômeno observado em corais que está diretamente relacionado a elevação das temperaturas globais.
Sobre os recifes de corais e sua formação
Os recifes de corais se formam em mares de águas quentes e são primariamente caracterizados pela presença dos corais e das anêmonas-do-mar, que são cnidários que apresentam forma de vida do tipo pólipo, ou seja, são organismos sésseis, que são aqueles que vivem fixo ao substrato. Estes organismos estão associados a esqueletos de carbonato de cálcio. Estes esqueletos acumulam-se com o passar do tempo, formando grandes barreiras, sendo produzidos pelos próprios corais.
Os recifes de corais representam verdadeiros ecossistemas. Os próprios corais possuem importantes interações de mutualismo com algas denominadas zooxantelas. Estas algas que geralmente estão associadas às exuberantes colorações apresentadas pelos corais. Além disto, vários outros organismos vivem associados aos recifes, como diversas espécies de peixes, algas e invertebrados marinhos.
Com o recente aumento das temperaturas globais, e por consequência aumento das temperaturas dos mares, os corais têm sofrido com um fenômeno chamado de branqueamento. Este fenômeno consiste na morte das zooxantelas, que possuem papel importante na alimentação do coral como um produtor primário do ecossistema. Assim o branqueamento de corais impacta toda a vida associada aos recifes.
Percebi que a pergunta está incompleta. Acho que as informações que complementam a questão são essas:
"a) Para a formação deste magnífico ecossistema, é necessária a importante participação de que invertebrados polipoides?
b) Explique como ocorre o processo de construção dessas barreiras.
c) Cite e explique um desequilíbrio ambiental em que os corais estejam envolvidos."
Você pode continuar estudando sobre os recifes de corais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4672474
#SPJ4