Da pra tirar o oxigênio da água?
Soluções para a tarefa
Siim! Será necessário uma solução de algum sal oxigenado (sulfato de sódio, bicarbonato de sódio, iodato de sódio, nitrato de amônio etc) ou uma base forte como hidróxido de sódio.
A esta solução, coloque dois fios de cobre que serão atacados pelos produtos da reação, ou dois grafites de lápis preto e aplique uma diferença de potencial com uma corrente contínua a eles. Esta corrente poderá ser obtida através de uma pilha, uma bateria de carro ou de uma fonte de baixa voltagem, usada em pequenos aparelhos para eliminar pilhas.
No polo positivo irá sair o oxigênio (onde se dará a oxidação do óxido da água para oxigênio gasoso, este terminal é chamado de anodo).
O uso de eletricidade diretamente da tomada fará com que saiam em ambos os terminais uma mistura de oxigênio mais hidrogênio, uma vez que os pólos se alternam 60 vezes por segundo.
Para coletar o oxigênio, coloque um tubo cheio de água emborcado sobre o eletrodo ligado ao terminal positivo da pilha. À medida que o oxigênio vai sendo borbulhado neste tubo, a água vai sendo expulsa, até que haja somente oxigênio em seu interior, este poderá então ser coletado.
2)O oxigênio é removido ou mantido em um recipiente lacrado ao reduzir eletroquimicamente o oxigênio em água ao utilizar um sistema de remoção de O2 enzimático à base em uma enzima lacase. A ativação do sistema de remoção de O2 ocorre tipicamente através da adsorção da água (líquida ou vapor; nas realizações preferidas, o ascorbato e o isoascorbato (e seus ácidos correspondentes) são especialmente vantajosos para o seu papel duplo como agente redutor e agente higroscópico. A capacidade do sistema de remoção de O2 pode ser manipulada mediante a alteração da concentração do agente redutor que é incluído na composição de remoção de O2. O sistema de remoção de O2 pode ser preparado em uma variedade de formatos (por exemplo, tintas, etiquetas, pacotes, forros, adesivos, tampas, dentro do próprio material de embalagem) e é produzido de imediato pelos aparelhos usados convencionalmente na indústria em uma base contínua de alta velocidade).