“Da divisão do trabalho social” é um livro escrito pelo sociólogo Émile Durkheim, publicado originalmente em 1893. Nesse livro, o autor analisa as funções sociais do trabalho e procura mostrar como, na modernidade, tal divisão é a principal fonte de coerção social. Considerando a teoria de Durkheim, analise as asserções que seguem:
I. Mesmo com a separação da relação direta entre o homem e a sociedade, a divisão do trabalho social é importante.
PORQUE
II. Constrói uma dependência entre as partes do corpo social que promove a manutenção da unidade, respeitando as diversas profissões existentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
I é verdadeira, uma vez que a divisão social do trabalho é, de acordo com Durkheim, um dos estágios necessários para que a sociedade alcance um nível maior de desenvolvimento, permitindo a especialização e a solidariedade orgânica.
II é verdadeira, já que, com a divisão, ninguém mais é auto-suficiente (como o eram, em certo sentido, os caçadores-coletores), mas sim dependente de todos os demais: um médico, por exemplo, depende de todos os outros membros do corpo social para sobreviver (ter o que comer, o que vestir, água, luz e tudo o mais), do mesmo jeito que os demais dependem do médico.
Ambas são verdadeiras e II complementa aquilo dito em I.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás