d) O que pode ter ocorrido quando a indicação do dinamometro for zero?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dessa maneira, o dinamômetro funciona com a mola que se alonga conforma a força é aplicada sobre o equipamento. A partir disso, o equipamento consegue mensurar de forma objetiva o comportamento da tensão por deformação ou carga alargada de uma extensão de ligas metálicas de uma mola ou do deslocamento do ar.
Um dinamômetro comum possui a seguinte composição:
Estrutura;
Mola;
Gancho em uma das extremidades da mola;
Graduação.
Quais são os principais tipos de dinamômetros do mercado?
Atualmente, existem diversos fabricantes e cada um dos fabricantes desenvolve seus próprios modelos. Entre os principais fabricantes, destacamos a ITAMILCRO, MAHA, VAMAG, Rotronics, RYme, DynoJet, entre outras. Como destacamos, cada uma destas marcas apresenta suas próprias peculiaridades. Contudo, a maior diferença entre as marcas se dá pela utilização — ou não utilização — de um freio específico.
Existem três tipos de dinamômetros, com as seguintes aplicações:
Dinamômetro de Bekk: determina a resistência dinâmica do papel;
Dinamômetro de mola: mede o peso de um corpo;
Dinamômetro hidráulico: medir passos.
O dinamômetro que utiliza freio é considerado superior a um de inércia. Este dinamômetro é conhecido como MAHA e é feito na Alemanha. Já o de Inércia é conhecido como VAMAG e é desenvolvido na Itália. Todavia, o MAHA, que tem o freio como elemento norteador do seu funcionamento, é muito exigente em relação à mecânica, o que pode levar ao surgimento de um Safe Mode durante a realização do diagrama de potência.
Além dos dois modelos de dinamômetros que listamos, existem os que são hidráulicos. Eles medem diversos tipos de motores, assim como os elétricos. Aqui no Brasil, a principal empresa por produzir este tipo de dinamômetro é a Italmicro.
Outro modelo de dinamômetro existente é o que a força é medida na preensão da mão, como o Biometrics E-link ou Jamar. Estes modelos são os mais usados no mundo todo e são equiparáveis cientificamente. A força de preensão da mão é uma medida fundamental, pois é um indicador de morte, e é variado de acordo com cada pessoa, que apresenta suas características antropométricas próprias, tais como peso e altura.
Qual a diferença entre dinamômetro e balança?
O dinamômetro tem seu funcionamento baseado na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força, que é sempre proporcional à força aplicada sobre ela. Dessa maneira, a intensidade dessa força é indicada na graduação da estrutura do dinamômetro, que indica qual é a força que o aparelho ou motor exerce.
Nas feiras e mercados, muitos profissionais dos estabelecimentos destes espaços utilizam dispositivo semelhante para averiguar a massa (peso) dos seus produtos. Contudo, vale destacar que embora seja tratado de forma popular como a mesma coisa, massa e peso representam grandezas diferentes.
Para resolver esta questão, é comum a associação da graduação a divisão de cada valor por 9,8, que corresponde ao valor da aceleração da gravidade nas proximidades do globo terrestre. Desse modo, é possível medir a massa dos produtos citados anteriormente, pois a massa se torna variável uma vez que a gravidade na superfície terrestre é variável também.
Adotando o graduado proposto, cujo peso deve ser dividido por 9,8), o dispositivo só mediria a massa em valores aproximados, em locais que apresentam aceleração da gravidade igual ou muito próxima a 9,8 m/2². O dinamômetro, portanto, tem como principal vantagem, a equalização da força e da massa aplicada sobre o dispositivo independentemente da localização, o que é muito importante para assegurar medidas corretas de força de motores e máquinas.
Como funciona o dinamômetro?
Na parte interna, existe um cilindro e, em seu interior, há uma haste que possui uma escala graduada. O gancho presente em uma de suas pontas é onde o objeto que será medido fica pendurado.
Assim, depois de pendurá-lo, a haste se move, fazendo com que o valor indicado seja a força realizada pelo objeto em questão.
No entanto, quando esse se encontra imerso em água, sua força resultante acaba sendo menor. Isso não quer dizer que o material apresente um peso menor, mas sim, que sua força está sendo compensada por outra.
Qual a relação entre a lei de Hooke e o conceito de força utilizado no dinamômetro?
A lei de Hooke é um princípio fundamental para o funcionamento do dinamômetro. Esta lei estabelece que o alongamento de um material com certa elasticidade está ligado diretamente com a força aplicada ao mesmo. Desse modo, a Lei de Hooke serviu como princípio para a invenção deste importante instrumento, utilizado atualmente por todas as partes do mundo.
espero ter ajudado
creia em deus pois so ele sabe o que vem pela frentre