Cupins são excepcionais devoradores de madeira e tornam-se pragas em meio urbano ameaçando obras sacras, prédios históricos, etc. Entretanto eles não conseguiriam esse poder destrutivo sem a presença de protozoários em seus intestinos capazes de digerir a celulose. Essa relação ecológica é um exemplo de:
Mutualismo
Amensalismo
Inquilinismo.
Parasitismo.
Soluções para a tarefa
A relação ecológica entre cupins e os protozoários que vivem em seus aparelhos digestórios é de mutualismo.
Nessa interação, há uma "troca de favores" ou "ajuda mútua" entre as espécies. No caso, os protozoários são abrigados pelos cupins que podem consumir a celulose da madeira ou papel devido ao metabolismo desses protozoários.
Como essa interdependência é obrigatória para a sobrevivência de ambos, a relação também é chamada de simbiose.
Espero ter ajudado.
A relação ecológica entre os cupins e protozoários é um mutualismo. Alternativa A.
O mutualismo é uma relação interespecífica harmônica, da qual os dois seres dependem para sobreviverem. Portanto, é uma relação obrigatória.
Os animais não têm a capacidade de digerir a celulose presente nas madeiras e outros tecidos vegetais, portanto estabelece-se um mutualismo com protozoários e bactérias que tenham essa capacidade. Assim, esses seres fazem a digestão da celulose para o animal e em troca utilizam nutrientes e têm um ambiente adequado para viverem. Essa relação acontece com os cupins que destroem a madeira, bem como com o gado que se alimenta de pasto.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/41592717