Ed. Moral, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Culturas religiosas de Goiás, envolvendo todas as festas e demais coisas!
Desde já agradeço!

Soluções para a tarefa

Respondido por jussarafabiano
1
A cultura religiosa em Goiás émuito marcante devido ao fato de as primeiras expedições que formaram o estado serem pautadas na época da expansão da reforma católica e bandeirantismo, quando as cidades eram formadas sempre ao redor de uma igreja - católica no caso - e todo o desenvolvimento advinha dali.
A ocupação do território goiano teve início com Catarina Silva e as expedições de aventureiros (bandeirantes) que vinham de São Paulo. Além destas, outras expedições saíam do Pará, nas chamadas Descidas com vistas à catequese e ao aldeamento dos índios da região. Todas essas expedições tinham como rota o território do atual estado, mas não se dava a criação de vilas permanentes e nem a manutenção de um notável número de população na região.
As festas religiosas são as conhecidas Romarias do Divino Pai Eterno, que acontece em Trindade, a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Catalão quando acontece também a Congada de Catalão. A festa de Nossa Senhora da Abadia, no povoado de Muquém em Niquelândia e a festa em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora que acontece em Iporá sendo considerada a Terceira maior concentração religiosa do estado de Goiás.
Em Pirenópolis ocorre a Festa do Divino Espírito Santo com as famosas Cavalhadas que foram trazidas de Portugal no século XVIII, sendo sua primeira edição em 1819. Além destas há a festa do Divino Pai Eterno em Panamá que mobiliza vários fiéis em caminhada de Itumbiara a Panamá.
Perguntas interessantes