Português, perguntado por GabyArmyBts, 10 meses atrás

Culturas que os cuxitas passaram a praticar

Soluções para a tarefa

Respondido por santosvictoriapd4hx5
11
Ao sul do Egito, se localizava a Núbia, onde neste mesmo local se formou o reino de Cuxe. Que manteve intensa a atividade comercial já existente antes, com a ajuda do rio Nilo (navegação, trocas de mercadorias e afins).
Uma das capitais de Cuxe, se destacou Méroe que foi um grande centro urbano e atraiu mtas pessoas por conta de sua agricultura, comercio e metalurgia. E a mesma, era cercada por uma muralha de pedras, onde viviam a nobreza, o rei. Havia palácios, prédios públicos e templos religiosos.
Os contatos com diferentes povos favoreceram a criação de uma cultura material rica e diversificada. Confeccionavam peças de cerâmica, jóias e estatuetas de ouro, prata e bronze, faziam instrumentos musicais, criavam objetos de madeira, produziam adornos de vidro, de conchas e de pedras preciosas.

As fontes históricas sobre os cuxitas indicam que a sociedade estava dividida da seguinte forma: rei e nobreza; altos funcionários públicos e chefes militares; sacerdotes, comerciantes, artesãos e soldados; camponeses (também chamados felás).
As pessoas ricas vestiam roupas brancas de linho e algodão com bordados coloridos e usavam jóias. Os mais pobres usavam roupas simples de couro e andavam descalços. Em todas as camadas sociais as pessoas usavam colares, pulseiras, braceletes e tornozeleiras.
Quanto maior fosse a casa e maior a variedade de objetos que ela tivesse, mais alta era a posição social de seu proprietário.

Seu povo era politeísta.

Os túmulos dos reis e da nobreza tinham formas de pirâmides. Mulheres e escravos eram enterrados com o morto para servi-lo na vida após a morte. Além disso, eram colocados junto ao corpo jóias, objetos e oferendas variadas. Nas demais camadas sociais, os mortos eram mumificados e enterrados em cemitérios.

Para facilitar as atividades comerciais, os cuxitas utilizaram a escrita hieroglífica egípcia e, posteriormente, a alfabética, por influência dos fenícios e dos gregos.








Perguntas interessantes