História, perguntado por yagon016, 7 meses atrás

cuarto
7- A história do Império Egipcio é dividida em três grandes periodos. Quais são
esses periodo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Jungkook89
2

Explicação:

A história do Egito divide-se em três fases: o Antigo Império; Médio Império e o Novo Império.

Espero ter ajudado

Respondido por Dobrani
2

Resposta: A Os três grandes períodos que delimitam a história do Império Egípcio são:  Antigo Império; Médio Império e o Novo Império.

Explicação:

Antigo Império  (3200 a.C. – 2100 a. C.): Marcam esse período a construção de obras de drenagem e irrigação, que favoreceram a produção agrícola no Egito Antigo. Nesse perído ocorreu a intensificação do comércio com povos de outras regiões, como Líbano, Palestina e Mesopotâmia.  Deve ser lembrado que as obras de aproveitamento das águas do rio Nilo foram fundamentais no desenvolvimento desse período. Não se pode esquecer do avanço da arte, tecnologia e arquitetura que esse período gerou, marcando profundamente a sociedade egípcia. Também marcam o Antigo Império, a construção das grandes pirâmides, sendo as maiores as de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Tais pirâmides foram feitas com o objetivo de ser o túmulo dos governantes egípcios, denominados de faraó. Nesse período, os faraós adquiriram grande autoridade política. Contudo, algumas classes do Império não aceitaram essa concentração de poder nas mãos do faraó. Devido a isso, uma série de conflitos ocorreram no império, desgastando a estrutura administrativa desse povo. Surgiu o Alto e o Baixo Egito, que apresentavam gorvernantes distintos.

Médio Império (2100 a.C. – 1580 a.C.):  Ocorreu a reunificação do Egito, sendo Tebas estabelecida como a nova capital. Além das conquistas territoriais e progresso econômico que se assentou no Egito, vale mencionar que os faraós conseguiram, novamente, grandes poderes políticos. Entretanto, novamente alguns conflitos internos ocorreram no Egito, enfraquecendo a estrutura administrativa e de defesa egípcia. Esse cenário foi propício para a invasão do Egito por um povo de origem asiática, denominados hicsos. O Egito foi dominado por mais de 150 anos  pelos hicsos, até conseguirem a sua liberadade, por volta de 158 a.C.

Novo Império (1580 a.C. – 715 a.C.): Após a expulsão dos hicsos, novas conquistas territoriais e progressos econômicos favoreceram o Império Egípcio . Figuras conhecidas nos dias atuais são contemporâneos a esse período, como Tutancâmon e  Ramessés II Contudo, novos conflitos internos resultaram em um novo quadro de enfraquecimento do Império, favorecendo o domínio egípcio por outros povos, como os assírios, em 670 a.C., os persas, em 525 a.C., macedônicos, em 332 a.C. e os romanos, em 30 a.C.

Perguntas interessantes