crontradições sociais presentes na sociedade atual
Soluções para a tarefa
Resposta:
A igualdade puramente abstrata de todos os indivíduos perante a lei, impediu que desigualdades sociais se expressassem como tal. Criou-se o mito da cidadania e democracia para todos, mascarando as desigualdades pela própria lei. Esta igualdade perante a lei tenta negar as desigualdades estruturais da sociedade e sua constituição classista, reforçando cada vez mais as diferenças, as quais são ressaltadas no cotidiano das pessoas.
Uma vez desaparecido o comunismo e consolidado a ordem mundial, baseado no mercado global com intervenções democráticas, os socialistas têm que enfrentar seriamente aos problemas teóricos inerentes a igualdade. A principal premissa de todas as considerações relacionadas com a igualdade é a circunstância de que o conceito tem dois aspectos: igualdade em termos de posse de propriedade e a igualdae em termos da evolução do indivíduo.
A maior inovação que a modernidade tem introduzido no tratamento deste velho tema é o dramático contraste do aspecto da igualdade. O princípio fundamental desde a Revolução Francesa, tem sido qualquer solução de igualdade na evolução do indivíduo. Isto constitui-se numa tática hipócrita e inútil, se não existe ao mesmo tempo algum tipo de igualdade relacionada a posse da propriedade.
O sufrágio universal, direito da mulher ao voto, cartas de direitos dos indivíduos, proteção da justiça contra discriminações tem melhorado a questão da igualdade, durante as décadas. Porém, com deficiência e ambigüidades, o projeto de igualdade ante a lei tem sido completado no seio dos Estados-nações.
Este progresso inegável do segundo aspecto tem intensificado a insatisfação com o primeiro. Embora as teorias liberais façam esforços para convencer que o respeito à propriedade segue sendo válido.
A igualdade da cidadania é profundamente seletiva deixando de lado diferenças, com a produção de uma subjetividade serializada, que segundo GUATTARI & ROLNIK(1986), os indivíduos são reduzidos a engrenagens concentradas sobre o valor de seus atos, valor que responde ao mercado capitalista, transformados em receptáculo passivo das estratégias de produção, de consumo e de dominação, no interior de administrações burocráticas públicas e privadas
espero ter ajudado!!!!!!!!!!!!
Explicação: