Crônica
Ousadia
A moça ia no ônibus muito contente desta vida, mas, ao saltar, a contrariedade se anunciou:
– A sua passagem já está paga – disse o motorista.
– Paga por quem?
– Esse cavalheiro aí.
E apontou um mulato bem-vestido que acabara de deixar o ônibus, e aguardava com um sorriso junto à calçada.
– É algum engano, não conheço esse homem. Faça o favor de receber.
– Mas já está paga...
– Faça o favor de receber! – insistiu ela, estendendo o dinheiro e falando bem alto para que o homem ouvisse:
– Já disse que não conheço! Sujeito atrevido, ainda fica ali me esperando, o senhor não está vendo?
Vamos, faço questão que o senhor receba minha passagem.
O motorista ergueu os ombros e acabou recebendo: melhor para ele, ganhava duas vezes.
A moça saltou do ônibus e passou fuzilando de indignação pelo homem. Foi seguindo pela rua, sem olhar para ele.
Se olhasse, veria que ele a seguia, meio ressabiado, a alguns passos.
Somente quando dobrou à direita para entrar no edifício onde morava, arriscou uma espiada: lá vinha ele! Correu para o apartamento, que era no térreo, pôs-se a bater, aflita:
– Abre! Abre aí!
A empregada veio abrir e ela irrompeu pela sala, contando aos pais atônitos, em termos confusos, a sua aventura:
– Descarado, como é que tem coragem? Me seguiu até aqui!
De súbito, ao voltar-se, viu pela porta aberta que o homem ainda estava lá fora, no saguão. Protegida pela presença dos pais, ousou enfrentá-lo:
– Olha ele ali! É ele, venham ver! Ainda está ali, o sem vergonha. Mas que ousadia!
Todos se precipitaram para a porta. A empregada levou as mãos à cabeça:
– Mas a senhora, como é que pode! É o Marcelo.
– Marcelo? Que Marcelo? – a moça se voltou, surpreendida.
– Marcelo, o meu noivo. A senhora conhece ele, foi quem pintou o apartamento.
A moça só faltou morrer de vergonha:
– É mesmo, é o Marcelo! Como é que eu não reconheci! Você me desculpe, Marcelo, por favor.
No saguão, Marcelo torcia as mãos, encabulado:
– A senhora é que me desculpe, foi muita ousadia...
SABINO, Fernando. Ousadia. In: Para gostar de ler – Crônicas. São Paulo: Ática, 1981.
Atividades
1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: (D6, D7)
a) Qual é o gênero textual?
b) Qual é o tipo discursivo?
c) Qual é o domínio discursivo desse gênero?
d) Qual é a sua finalidade/função sócio-comunicativa/para que serve/objetivo?
e) Quais são as principais características?
2. Qual é o tema e o assunto do texto? (D1)
3. Onde se passa a história? (D2)
4. O que Marcelo considerou, no final, que foi muita ousadia? (D3)
5. Na frase “Abre! Abre aí!” (l. 29) o uso da exclamação sugere o que? (D21)
6. Qual é o conflito gerador do enredo? (D19)
7. Por que a moça se envergonha no final do texto? (D12)
8. Nos trechos abaixo coloque O para opinião e F para fato: (D10)
a) ( ) “A sua passagem já está paga.” (l.2)
b) ( ) “E apontou um mulato bem-vestido...” (l.5)
c) ( ) “Sujeito atrevido, ainda fica ali me esperando...” (l.11)
d) ( ) “Se olhasse, veria que ele a seguia...” (l.16)
e) ( ) “...foi quem pintou o apartamento.” (l.12)
Soluções para a tarefa
A. Crônica
B. Cotidiano
C. Crítica
D. Ele têm por fim fazer uma crítica sobre algo cotidiano na sociedade, com objetivo de que isso melhore talvez.
E. Assunto cotidiano (do dia a dia) crítica e reflexão.
2. O tema é ousadia, o assunto do texto é um engano que por fins recebe outro aspecto.
3. No ônibus
4. Ele ter seguido ela até lá.
5. Presa e medo.
6. O engano
7. Porque ela havia se enganando, pensou que era um homem se ousando a ela, quando era apenas o homem que pintou seu apartamento, e o noivo de sua empregada.
8.
A. F
B. F
C. O
D. O
E. F
1)
a) O gênero do texto "Ousadia", de Fernando Sabino, é crônica.
b) O tipo discursivo - ou a tipologia - do texto "Ousadia", de Fernando Sabino, é narrativo.
c) O domínio discursivo do texto "Ousadia", de Fernando Sabino, é literário.
d) O texto tem a finalidade de destacar um fato rotineiro, ou seja, que poderia ocorrer no cotidiano de qualquer pessoa. Ao chamar atenção ao que é descrito, o cronista provoca a reflexão do leitor sobre algum assunto, convidando-o a ter o seu próprio pensamento sobre o que foi contado.
e) As principais características deste texto são estas: verbos no passado, presença de narrador e personagens, narrativa de um fato cotidiano e aparentemente trivial.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/26949242
2) O assunto - ou tema - do texto é a caracterização como "ousada", feita por uma moça e atribuída à atitude de um rapaz que, aparentemente desconhecido, pagou a sua passagem no ônibus.
Não devemos confundir título e texto. Chamamos de título a primeira parte de um texto. Deve, portanto, aparecer no início do texto. Precisa estar de acordo com o tema e com o que será desenvolvido no texto.
Por outro lado, o tema é o assunto, isto é, o que será tratado no texto. Na verdade, o tema é sobre o que o texto fala, quais ideias são defendidas nele.
LINK: brainly.com.br/tarefa/24825170
3) A história se passa no meio urbano. Inicialmente, ocorre em um ônibus e se desloca até a casa da protagonista.
Chamamos de espaço narrativo o local em que uma narrativa acontece, ou seja, onde a história narrada na crônica ocorre. Ele pode ser geográfico, social e psicológico, por exemplo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/33972410
4) De acordo com Marcelo, foi muita ousadia de sua parte ter pago a passagem de ônibus para a moça.
Talvez ele tenha pensado que foi uma brincadeira, mas a menina, não o conheceu e achou uma ousadia. Ele repete a mesma palavra para designar a atitude.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4461173
5) A exclamação que aparece na frase “Abre! Abre aí!” sugere a aflição da menina.
Ela sai do ônibus assustada pelo fato de o homem ter pago a passagem dela no ônibus. Quando estava chegando em casa, ela percebeu que o homem a seguia, o que fez com que ela se sentisse aflita.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/31764459
6) O conflito gerador ocorre quando a menina se surpreende com o fato de o homem ter pago a sua passagem e esperá-la do lado de fora do veículo.
O conflito gerador, também denominado complicação da narrativa, diz respeito a uma situação que gera desafios que serão enfrentados pelos personagens de uma narrativa. Quando lemos o texto, verificamos que a complicação ocorre quando a menina fica sabendo que sua passagem já havia sido paga. Esse foi um fator que pode ser considerado uma fator a desencadear um possível desafio.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/36679886
7) A moça se envergonha, ao final da crônica, porque descobriu que conhecia o moço que a seguiu. Na verdade, era o namorado da empregada dela.
O homem já havia pintado o apartamento dela, mas a moça, no momento do susto, não o reconheceu. Chamou-o de ousado e foi rapidamente para casa com medo do rapaz.
Essa atitude pode apontar para o fato de a moça não ter prestado atenção no rosto do homem, indicando o desprezo com que muitas pessoas tratam seus empregados. Isso pode estar relacionado à falta de humanização nas relações de trabalho.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/31140527
8) Seguem as indicações de fato ou opinião.
a) (F) Constitui-se um fato, pois ocorreu realmente. Não há dúvidas.
b) (O) Para o narrador, o homem estava bem-vestido. Outra pessoa pode achar algo diferente; então, é uma opinião.
c) (O) Para a moça, o homem foi atrevido. Outra pessoa pode achar algo diferente; logo, é uma opinião.
d) (F) Constitui-se um fato, pois ocorreu realmente. Não há dúvidas.
e) (F). Constitui-se um fato, pois ocorreu realmente. Não há dúvidas.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/41216501
BONS ESTUDOS!