Críticas dos processos educacionais escolares presentes nas proposições teóricas que se desenvolveram nos anos setenta e oitenta e que poderiam estar relacionadas à realidade educacional brasileira.
Soluções para a tarefa
Os anos 70 e 80 deixaram como herança para atual realidade educacional brasileira as marcas de uma educação tradicional, tecnicista e seletiva, voltada para a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
Os processos educacionais e proposições teóricas dos anos 70 refletiram as políticas sociais, políticas e econômicas do regime militar e num cenário marcado pela repressão e controle social através da censura, a educação brasileira da época não tinha como objetivo a formação crítica do aluno.
Apesar do processo de redemocratização, nos anos 80 as políticas educacionais não conseguiram superar essa formação tradicional e conteudista e, mesmo com a promulgação da Constituição de 1988, o país continuou caminhando a passos lentos rumo a uma educação voltada para a cidadania.
Mesmo com os avanços observados nos anos 90, especialmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a atual realidade educacional brasileira ainda preserva um certo caráter tradicional e voltado para assimilação de conteúdos em detrimento ao desenvolvimento da autonomia do aluno.