Critica sobre a teoria da abiogeness
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A teoria da Abiogênese, rejeitada no século XIX, era extensamente aceita pela comunidade científica, embora fosse baseada em uma série de observações errôneas. Segundo ela, matéria viva pode surgir de matéria orgânica não-viva de maneira espontânea. Exemplos de tais observações são o "surgimento" de camundongos em linho coberto de cevada e de larvas em carne putrefata.
A primeira forte evidência de que a teoria da Abiogênese é errada foi observada pelo italiano Francesco Redi, em 1660, que repetiu o experimento de manter carne apodrecendo em temperatura ambiente, notando não produzia larvas caso ocorresse em ambiente fechado. O experimento indicou que as larvas não surgiam espontaneamente na carne, simplesmente eclodiam dos ovos de um agente externo (moscas). No entanto, somente duzentos anos mais tarde a teoria foi contestada, através do trabalho do francês Louis Pasteur que demonstrou que a fermentação ocorrida em matéria com potencial nutritivo era produto da presença de organiamos microoscópicos, as leveduras, e não ocorria naturalmente. Foi determinado que aquecer esses caldos nutritivos a 35°C promovia a desnaturação das proteínas desses organismos, tornando a solução estéril. Esse processo foi nomeado pasteurização e impede o apodrecimento precoce de produtos como o leite e o vinho.
Foi adotada, então, a teoria da Biogênese, segundo a qual todo ser vivo provém de outro pré-existente.
BodaahL:
*Organismos.
Respondido por
1
abiogênese acreditava que estruturas eram resultado da decomposição de plantas e tecidos animais e não a causa da decomposição.
biogênese acreditava que os animálculos (microrganismos) eram originários de pais como as formas de vida superiores.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás