Cristóvão Colombo, em carta enviada aos reis espanhóis, apresentou-lhes o seguinte julgamento relativo aos nativos da América:
“Eles não têm armas, andam nus, são covardes e não possuem qualquer habilidade para o manejo de armas. E assim, são bons para trabalhar, semear e executar qualquer outra atividade. Também pode se mandá-los construir vilas, andar vestidos e ensiná-los nossos costumes”.
A partir da perspectiva antropológica julgue de que maneira a fala de Cristóvão Colombo pode ser avaliada:
A) de maneira etnocêntrica já que o escritor apresentou aos reis uma realidade permeada por sua própria visão de mundo: os nativos estão ali para servi-los, embora não saibam fazer muita coisa.
B) de maneira ingênua, pois o escritor não percebeu que os nativos possuíam um modo próprio de existência em nada semelhante ao dos europeus e, por isso, errado sob sua perspectiva. Seria necessário ensinar-lhes.
C) de maneira etnocêntrica já que o escritor inferioriza e desconsidera os nativos dentro de seu próprio contexto cultural. A frase que mais evidencia tal fato: “Pode-se ensiná-los nossos costumes”.
D) de maneira ingênua, pois fica sugerido no texto que foram dadas armas aos nativos que não souberam utilizá-las. Se era possível ensinar-lhes costumes, também poderiam aprender manejar armas e representar perigo aos interesses da Coroa.
E)de maneira etnocêntrica já que o escritor disse o que sua percepção enganosa lhe permitiu descrever. A frase que mais evidencia tal fato: “Eles andam nus”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
c
Explicação:
por que ele
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Contabilidade,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás