Crie uma tabela comparando a Conjuração Mineira à Conjuração Baiana. Leve em
conta:
DILECOPII
a) a origem social e os nomes de seus principais líderes;
b) o que defendiam os rebeldes;
c) o desfecho das revoltas.( rapidoooooooo ) obg
Soluções para a tarefa
Resposta:
conjuração baiana: a. é de origem popular. os lideres eram Cipriano Barata., Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas, Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
b. defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial, a abolição dos privilégios vigentes, a igualdade entre os homens, de diferentes raças e cor, e o fim da escravidão.
c. acabou com a prisão e punição dos envolvidos, onde alguns receberam a pena de morte de seus líderes e outros o degredo, uma forma de prisão e exílio para a época.
conjuração mineira: a. movimento feito pela elite. tinham vários líderes, mas o mais conhecido foi Tiradentes.
b.Proclamação de uma república aos moldes dos Estados Unidos; Realização de eleições anuais; Incentivo a instalação de manufaturas como forma de diversificar a produção econômica das Minas Gerais; Formação de uma milícia nacional composta pelos próprios cidadãos das Minas Gerais.
c. As condenações foram as mais diversas e incluíram penas como degredo (expulsão para a África), prisão perpétua, condenação à forca etc. Vários dos envolvidos foram condenados por morte na forca, menos Tiradentes, que foi enforcado e esquartejado em praça pública.
Olá
Mineira: Origem: descontentamento com a exploração dos impostos e a derrama
Líderes: Tiradentes, Tomas Antonio Gonzaga, Claudio Manuel da Costa, entre outros
Objetivo: separação de Portugal, implatação de uma república, criação de uma universidade
Desfecho: o movimento foi delato por Joaquim Silverio dos Reis, os participantes foram presos ou exilados e Tiradentes esquartejado em praça pública
A Conjuração Baiana foi uma revolta de origem popular. Os principais líderes foram Cipriano Barata, Luís Gonzaga das Virgens e João de Deus do Nascimento. O objetivo era emancipar o Brasil do controle português, instalando, para isso, a República. A revolta foi reprimida pelo governo baiano, antes mesmo te tomar forma.