Criar 2 redações com 10 linhas cada.
TEMA 1: A consequência do processo migratório para os refugiados.
TEMA 2: Sudeste principal rota migratória do Brasil
Me ajudem pleeasee
Soluções para a tarefa
TEMA 1:
As consequências, em geral, do refúgio são sentidas nos países que abrigam os refugiados. Geralmente, quando há uma leva repentina e grande de fluxo migratório para um local, ocorre o fenômeno que a geografia chama de “explosão demográfica”. A explosão demográfica afeta diretamente a economia e as relações sociais, pois ela acarreta uma cadeia de eventos que podem ser desastrosos.
Esse ciclo vicioso tende a manter-se se não houver esforços conjuntos dos governos, da iniciativa privada, de ONGs e até mesmo da população local para o acolhimento dos refugiados. Nesse sentido, apesar do dispêndio de energia, recursos e dinheiro gastos para receber os refugiados, o sacrifício é mais que necessário por uma questão humanitária.
Quando uma pessoa sujeita-se ao refúgio, ela o faz porque não há outra opção, pois a permanência no seu local de origem representa um risco iminente à sua vida e à vida de sua família. Muitas famílias de refugiados, inclusive, são pertencentes a uma classe média em seus locais, tendo moradia garantida, negócios, bons empregos e uma vida digna, até que se inicie um conflito tão perigoso a ponto de fazer com que elas abandonem tudo o que construíram por medo e desespero.
TEMA 2:
Predomínio de imigrantes portugueses e africanos. Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, também apareceram os imigrantes suíço-alemães, que chegaram ao Brasil na primeira metade do século XIX, na primeira experiência do governo brasileiro para atração de imigrantes.
No estado de São Paulo, a grande imigração italiana iniciada a partir da segunda metade do século XIX merece destaque. Com a transformação do trabalho escravo para o trabalho assalariado e a pressão capitalista para a formação de um mercado consumidor interno, o governo do estado ofereceu incentivos para a entrada de imigrantes italianos. Nesse período, a Itália atravessava um processo de reorganização política, marcado por uma guerra que opunha o norte e o sul do país. A maior parte dos imigrantes italianos pioneiros era proveniente do sul da Itália, área menos desenvolvida do país até os dias atuais.
Ao final do século XIX, a imigração de espanhóis também foi determinante para São Paulo. Após o declínio da imigração italiana, no início do século XX, boa parte da mão de obra espanhola dirigiu-se para as fazendas de café.