Saúde, perguntado por janetedasilvajanet3, 5 meses atrás

Criança, sexo feminino, de 9 anos, foi levada pela mãe ao Neuropediatra, pois foi alertada pela professora da criança sobre a dificuldade de aprendizagem e alteração cognitiva notada há 6 meses. A mãe relatou falta de concentração e esquecimento frequentes. Há 1 semana começou com alteração de marcha e episódios de queda da própria altura. Após exames, o neuropediatra diagnosticou hidrocefalia obstrutiva, causada pelo aumento de líquor em parte do sistema ventricular.

Sobre a estrutura responsável pela produção do líquor, podemos afirmar:

Alternativas:

a)
Os ventrículos são revestidos por células ependimárias especializadas em transporte de líquidos oriundos de capilares, que em conjunto com estas células formam o plexo coróide.

b)
Os ventrículos são revestidos por um fino epitélio pavimentoso especializado em produzir líquidos, e que em conjunto com células da pia máter formam o plexo coróide.

c)
As células cúbicas do plexo coróide revestem toda superfície do encéfalo e medula espinal, responsáveis por produzir o liquor em conjunto com capilares presentes no local.

d)
As células ependimárias do plexo corioide revestem a superfície dos ventrículos e da medula espinal, sendo responsáveis por produzir o líquor em conjunto com capilares fenestrados presentes no local.

e)
Os neurônios presentes no plexo corioide revestem a superfície dos ventrículos e da medula espinal, sendo responsáveis por degradar o líquor em conjunto com capilares fenestrados presentes no local.

Soluções para a tarefa

Respondido por seductiontommo
5

Resposta: letra

Explicação:

Células ependimárias

Essas células revestem cavidades no cérebro (ventrículos) e o canal central da medula espinhal.


janetedasilvajanet3: obrigado
Respondido por deizecristina72
5

Resposta: letra D

Explicação: As células ependimárias do plexo corioide revestem a superfície dos ventrículos e da medula espinal, sendo responsáveis por produzir o líquor em conjunto com capilares fenestrados presentes no local.

Perguntas interessantes