História, perguntado por lyciafernanda20411, 9 meses atrás

Criada em 1932, a Carteira de Trabalho foi durante décadas o principal documento para os brasileiros. Até 1980, a carteira ainda trazia inscrita a seguinte apresentação, assinada por Alexandre Marcondes Filho, Ministro do Governo Vargas: "A carteira de trabalho, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou se ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência." Associe o teor desse documento com o ideário político da época em que foi produzido.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
85

A Carteira de Trabalho foi estabelecida na década de 1930, quando o Brasil estava sob o governo de Getúlio Vargas e adotava uma política desenvolvimentista que se apresentava como não sendo nem puramente capitalista e nem socialista, mas sim populista.

A ideia principal era estabelecer o governo por intermédio das massas, sendo Vargas o "pai dos pobres" e representando os seus interesses. Esta crença ideológica era, claro, uma forma de justificar o poder, sendo a figura do  trabalhador como a base da nação, o "homem de bem e de honra" uma forma de criar uma identificação positiva que reforçasse a adesão popular a esta identidade, favorável ao governo varguista.

Respondido por laurocemecwebsite
5

No início dos anos 30 estava em formação o modelo populista, caracterizado pelo fortalecimento do Estado e de sua ação sobre a vida socioeconômica do país. Uma de suas características foi a importância dada a “política trabalhista”, a partir da qual os trabalhadores urbanos receberam alguns direitos, porém, foram submetidos a intenso controle por parte do governo, como pode-se perceber pelo documento apresentado, que é um alerta ao empresariado e uma discreta ameaça ao trabalhador.

Perguntas interessantes