ENEM, perguntado por vitorialaize4, 4 meses atrás

cria um artigo de opinião sobre a prática de trotes que marca a entrada dos estudantes em algumas universidade ​

Soluções para a tarefa

Respondido por genia1983
0

Segundo especialistas, a expressão é originada do ato de “trotar”, domesticação vexatória aplicada a cavalos. Sua etimologia pode ser um dos argumentos utilizados para explicar os excessos adotados pela prática, mas não justifica as proporções inimagináveis e as sérias consequências ocasionadas por ela nos últimos anos, como acidentes, internações, depressões, desistências e até mortes.

A necessidade de distinguir os alunos novos dos antigos acaba resultando em práticas sérias e violentas, como a utilização de bebidas alcoólicas e produtos químicos, além da imposição de situações de humilhação pública e agressões físicas e psicológicas. Nessas circunstâncias, geralmente, os calouros não possuem liberdade de escolha e se veem obrigados a participar das brincadeiras sem graça.

O mais grave, ainda, é que esse tipo de trote é responsável pela construção de um ciclo vicioso, em que o excesso nunca tem fim. A premissa maior, aqui, é descontar no calouro todos os sofrimentos e humilhações que o veterano sofreu enquanto “bixo”, com represálias de todo o tipo para garantir a participação compulsória dos novatos.

Com a deflagração de acidentes e, inclusive, mortes, muitas instituições de ensino superior decidiram pelo fim dos trotes e passaram a adotar medidas alternativas, como atividades solidárias e culturais, para coibir a violência na universidade.

Perguntas interessantes