Pedagogia, perguntado por susana2002, 9 meses atrás

“[...] Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas que comparação. Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas garças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela. Era o menino e os bichinhos. Era o menino e o sol. O menino e o rio. Era o menino e as árvores. [...]” BARROS, M. de. Memórias inventadas: As Infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p. 187. A partir dos seus conhecimentos sobre as diversas formas de viver a infância, analise as questões a seguir: I. ( ) As infâncias são vividas das mais diversas formas, dependendo dos contextos sociais e culturais; assim, não há apenas um tipo de criança ou um tipo de infância II. ( ) As crianças produzem cultura a partir daquilo que vivenciam e aprendem no grupo cultural em que nascem, nas conversas com as pessoas com quem convivem, brincando com outras crianças III. ( ) A infância pode ser reconhecida como a fase de descobertas do indivíduo, um período em que a criança, desde que nasce, é apresentada e inserida em um grupo cultural, com costumes e ideias específicas do contexto em que vive. IV. ( ) A infância é considerada uma categoria geracional de caráter relacional, pois é histórica e socialmente construída, através da participação das crianças em suas culturas e geração com as dos adultos, instâncias mutuamente entrelaçadas. V. ( ) Apesar do conhecimento sobre a existência de diversas formas de viver a infância, pode-se considerar que, até dois anos de idade, período em que as crianças começam a falar, a forma como elas enxergam o mundo é muito parecida, pois são muito pequenas para estabelecerem relações complexas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por grasielapavany
11

Resposta:

V, V, V, V, F

Explicação:

Isso mesmo, você está apto a prosseguir, pois já compreendeu que as infâncias são vividas das mais diversas formas, dentro daquilo que a criança assimila desde que nasce, imersa em uma cultura particular.

Respondido por joaopaulooas
3

A única assertiva incorreta é a do inciso V, haja vista que na idade de 2 anos as crianças já possuem pensamentos complexos, porém a forma que elas enxergam o mundo não é muito parecida. Portanto a sequência correta é V - V - V - V - F.

Como a brincadeira incentiva o desenvolvimento do cognitivo infantil?

A brincadeira é um importante agente do desenvolvimento infantil, tendo em vista que é por meio dela que as crianças exercitam a imaginação e o intelecto. Portanto é imprescindível existir tempo e disponibilidade para que as crianças brinquem.

Aprenda mais sobre desenvolvimento cognitivo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3579877

Anexos:
Perguntas interessantes