Creio que faço ao meu coração a maior das afrontas aos procurar dar-te conta, por escrito, dos meus sentimentos. Seria tão feliz se os pudesse avaliar pela violência dos teus! Mas não posso confiar em ti, nem posso deixar de te dizer, embora sem a força com que o sinto, que não devias maltratar-me assim, com um esquecimento que me desvaira e chega a ser uma vergonha para ti. ALCOFORADO, Soror Mariana. Cartas portuguesas. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2018. p. 15. No trecho “Creio que faço ao meu coração a maior das afrontas aos procurar dar-te conta, por escrito, dos meus sentimentos”, o pronome oblíquo destacado exerce a função de A complemento nominal. B objeto direto. C objeto indireto. D predicativo do objeto. E predicativo do sujeito. PRECISO URGENTE ME AJUDEM
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c
Explicação:
Podemos imaginar que no lugar de "te" seja "você", assim, a frase ficaria :
"Creio que faço ao meu coração a maior das afrontas aos procurar dar para você... " Assim, como temos uma preposição, o objeto é indireto.
Pela análise do texto "Cartas portuguesas" de Soror Mariana Alcoforado pode-se notar que no trecho “Creio que faço ao meu coração a maior das afrontas aos procurar dar-te conta, por escrito, dos meus sentimentos”, o pronome oblíquo destacado exerce a função de um objeto indireto. Assim, a alternativa correta é a C).
O que é um objeto indireto?
Consiste em um complemento verbal que tem como função se liga ao verbo por meio da utilização de uma preposição e aparecendo junto de verbos transitivos de forma indireta.
Isso significa que corresponde ao oposto do objeto direto, que é um complemento verbal que se liga ao verbo de forma direta, sem necessidade de uma preposição.
Entenda mais sobre objeto indireto em: https://brainly.com.br/tarefa/470470
#SPJ2