Correndo o risco de vir a ser subordinada à razão técnica, às práticas democráticas ritualizadas e às encenações participativas mais congruentes com o governo heterônomo das escolas e a sua direção atópica, situada acima e para além de cada escola concreta e de seus atores, a gestão democrática da escola pública pode ser transformada de princípio jurídico democrático em complexo de práticas sem sentido democrático substantivo, em processo de erosão. Sabendo que quer como princípio e direito legalmente reconhecido, quer como realização efetiva no plano da ação e das práticas dos atores, a gestão democrática da escola é sobretudo um processo contínuo e nunca concluído de aprofundamento e de vivência da democracia nas escolas, a questão crucial a ser pesquisada e respondida, a cada momento e em cada contexto escolar concreto, é a de saber quão democrática é, e está sendo, a legalmente instituída e discursivamente onipresente gestão democrática da escola.
Fonte: Lima, L. C, “Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?” Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018
Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir
I– A gestão democrática impede a participação de todos os atores escolares na definição dos objetivos comuns, tornando a tomada de decisão coletiva e, a partir dela, cada ator desempenha sua função e assume responsabilidades individuais que, controladas e coordenadas em conjunto, caminharão para o cumprimento da meta coletiva.
II– A concepção democrática de gestão desconsidera a participação das pessoas envolvidas com a comunidade escolar, seja na elaboração de projetos, nos processos de tomada de decisão, nas vivências e aprendizagens que objetivam a formação de cidadãos.
III– A gestão democrática busca o desenvolvimento autônomo e participativo da escola, pois os sujeitos podem atuar de forma ativa na discussão de temas significativos para a instituição de ensino, bem como nas etapas envolvidas no processo decisório, como no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de ações.
IV– Na Lei n. 9394/1996 a gestão democrática de ensino é destacada no Art. 14, considerando que a elaboração do projeto pedagógico da escola deve contar com a participação dos profissionais da educação e, também, que a comunidade escolar e local devem participar nos conselhos escolares ou similares.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. Correto
d.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
Resposta:
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. Correto. Corrigido pelo AVA.
Respondido por
7
Resposta:
III E IV . CORRIGIDA PELO AVA.
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás