Informática, perguntado por talitarosatj8545, 1 ano atrás

Correção, Robustez, Extensibilidade, Reusabilidade, Compatibilidade, Eficiência, Portabilidade e Facilidade de uso são fatores de qualidade de software. Descreva cada um deles:

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
0
Correção - é o software fazer o que se pretendia. Ele fazer o que foi pedido para ele fazer.

Robustez - é  a capacidade do software de tolerar abusos, por exemplo. imagine um software que calcula a folha de pagamento. Ele deve prover situações em que os descontos sejam maiores do que o salário do funcionário, ou um cálculo de comissão impossível, cadastramento de um pagamento para quem não é funcionário deve ser evitado, e por aí vai. Por exemplo, calcular o valor do frete baseado no CEP do cliente. Ele deve validar o CEP antes de efetuar os cálculos. Eu digo sempre que o software deve ser "a prova de débil mental". Nem que o usuário queira derrubar o software conseguirá.


Extensibilidade - É capacidade do software para fazer mais coisas além do que foi proposto inicialmente apenas através de um pequeno esforço de extensão. Por exemplo, um software que pilota um carro em ruas asfaltadas pode ser extendido para pilotar o carro em ruas esburacadas também.

Reusabilidade - é capacidade do software ser reutilizado para outras situações. Por exemplo, um software que calcula o valor da prestação de financiamento de um carro pode ser reutilizado para calcular  a prestação de financiamento de uma casa.

Compatibilidade - é capacidade do software de funcionar no ambiente em que o cliente funciona. Por exemplo, se uma empresa só funciona com computadores Windows, o software deve ser compatível com essa plataforma para funcionar. Outro exemplo de compatibilidade é a lingua em que as telas são escritas. Devem ser no mesmo idioma das pessoas que irão utilizá-lo.

Eficiência - o software deve ser rápido, consumir pouca memória, pouco processador e custar barato.

Portabilidade - é a capacidade do software de funcionar em mais de um ambiente distinto, por exemplo, rodar em windows, em mac os, em linux e em android e ios de iphone. esse é cão chupando manga mesmo hein ? roda em todo canto.

Facilidade de uso - O software deve requerer o mínimo de esforço do usuário. Deve ser intuitivo e fácil de usar. Não requerer muito treinamento tampouco muito conhecimento. 
Perguntas interessantes