cornubação na europa
Soluções para a tarefa
O termo conurbação, significando junção de cidades com seus arredores, é um dos que surgiram com a consolidação do urbanismo enquanto uma “ciência”, com todas as especificidades que aí são admitidas, inclusive a de propor um estudo em que se baseie o planejamento urbano. Atualmente, esse termo aparece nas falas de urbanistas, na mídia, nos discursos governamentais, e em alguns setores específicos da administração, como o do transporte urbano e interurbano e o do trabalho. Ele é utilizado também para definir o que seja uma metrópole ou região metropolitana, definindo os seus contornos. Ao ser introduzido no urbanismo, no início do século XX, ele marcou certos direcionamentos de sentido, porém, quando utilizado no discurso cotidiano, muitas vezes tal memória é diluída.
Nos dicionários de língua portuguesa da atualidade, o termo está presente, seja como de sentido geral, no Aurélio (1999), seja marcado como de especialidade do urbanismo, no Houaiss (2001). Com uma ou outra alteração, o que prevalece é a significação de reunião de cidades ou de uma cidade com seus arredores ou “subúrbios”, como nesta definição do dicionário Aurélio: “Conurbação. Conjunto formado por uma cidade e seus subúrbios, ou por cidades reunidas, que constituem uma sequência, sem, contudo se confundirem.” (FERREIRA, 1999). Esse dicionário dá como exemplo : “No Brasil, o ABCD (cidades de Santo André, São Bernardo do Campo , e São Caetano do Sul e Diadema), que tem por núcleo a cidade de São Paulo, é exemplo de conurbação.” (Idem). Os termos matemáticos utilizados na definição (“conjunto”, sequência”) fazem com que os aspectos espaciais, sociais, político-administativos não apareçam aí significados, bem como a historicidade do conceito.
Em uma consulta à Wikipedia, notamos a indicação do escocês Patrick Geddes como introdutor do termo nos estudos do urbanismo. No livro Cidades em Evolução, do autor (1994), cuja primeira edição em inglês é de 1915, a definição de conurbação é encontrada quando se trata das grandes aglomerações urbanas que se sucederam ao processo de industrialização na Grã-Bretanha e de outras regiões da Europa:
Espero ter ajudado!