Português, perguntado por gleiceoliveira, 1 ano atrás

COPS-UEL-2003) "Aproximadamente 5% do orçamento norte-americano para o Projeto Genoma Humano foi dedicado ao estudo das questões éticas, legais e sociais decorrentes do conhecimento do nosso genoma. Por que tanto investimento nessa área não tecnológica? Todo novo conhecimento confere à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso." (PEREIRA, Lygia. Seqüenciaram o genoma humano... E agora? São Paulo: Moderna, 2001. p. 98.) Os resultados recentes das pesquisas sobre o genoma humano provocam uma polêmica discussão sobre os desafios moral, social e legal postos à humanidade pela ciência. Sobre o tema, é correto afirmar: A ) os avanços científicos sobre o genoma humano exigem princípios normativos que permitam tanto a continuidade das pesquisas como a proteção aos direitos dos indivíduos. B ) Há consenso quanto ao fato de que o conhecimento sobre o genoma humano, por sua natureza racional, esteja livre dos efeitos nocivos aos seres humanos. Requisição: 1073817 Matricula: 522222 Data: 19/01/2019 11:52 Página: 4/5 C ) os princípios éticos e as legislações atuais dos países estão adaptados às possíveis consequências geradas pelas recentes descobertas sobre o genoma humano. D ) os estudos sobre o genoma humano orientam-se pelas leis da neutralidade da ciência e desconsideram a reflexão ética, tida como privada e subjetiva pelos cientistas. E ) o conhecimento científico sobre o genoma humano orienta-se por regras científico-tecnológicas livres de quaisquer valorações.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
56

A ) os avanços científicos sobre o genoma humano exigem princípios normativos que permitam tanto a continuidade das pesquisas como a proteção aos direitos dos indivíduos.

Conforme apresentado no texto, o avanço do conhecimento científico a respeito do genoma humano, pode ser considerado como uma maior qualidade de vida para a população, assim como um "abuso".

Dessa forma, é essencial que as entidades de comissão de ética exigam principios normativos de forma que as pesquisas possam ser esclarecidas a todos os experimentados, de forma a não haver qualquer tipo de omissão ou ferir a integridade de qualquer.

Respondido por diegleiva
8

Resposta:

os avanços científicos sobre o genoma humano exigem princípios normativos que permitam tanto a continuidade das pesquisas como a proteção aos direitos dos indivíduos.

Explicação:

Gabarito conferido.

Perguntas interessantes