ENEM, perguntado por papapirt, 1 ano atrás

Convoco-vos ao grande debate constitucional. Deveis, nos próximos meses, discutir em todos os auditórios, na imprensa e nas ruas, nos partidos e nos parlamentos, nas universidades e nos sindicatos, os grandes problemas nacionais e os legítimos interesses de cada grupo social. [...] A Constituição não é assunto restrito aos juristas, aos sábios e aos políticos. Não pode ser ato de algumas elites. É responsabilidade de todo o povo.

Em 1985, ao proferir o discurso acima, Tancredo Neves projetava

A
a redemocratização do Brasil, engajando novos atores na política nacional.

B
uma alternativa à Constituinte, opondo-se à forma como era conduzida.

C
um governo socialista, realizando uma inversão da hierarquia do Estado.

D
a abertura do regime militar, a ser conduzida de maneira lenta e gradual.

E
a implementação da democracia direta, sem mediação de representantes eleitos.

Soluções para a tarefa

Respondido por claraclarinha3245
5

Resposta: alternativa E

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa  A, já que o que Tancredo defendia no discurso era que todos participassem da vida política nacional por meio de debates, mas não necessariamente que o sistema político fosse modificado de uma democracia representativa para o da democracia direta.

Na época não havia sequer a possibilidade tecnológica de realizar uma verdadeira democracia direta, já que seria muito difícil conectar todos os brasileiros para que votassem diretamente nas questões. Mesmo hoje a democracia direta ainda não é uma realidade, e a política continua a ser conduzida por meio da prática da representação, com representantes eleitos que falam por nós.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19500971

Anexos:
Perguntas interessantes