CONTROLE DE EQUIPAMENTOS E MEDIÇÃO
Uma das vantagens do sistema de tolerância e ajustes que estabelece tolerâncias fundamentais para determinar a precisão da peça é:
Padronizar o processo produtivo
Não apresentar variações
Identificar peças iguais dentro do padrão produtivo
Garantir a isonomia do processo
Tornar mais econômica a produção de peças mecânicas intercambiáveis
Soluções para a tarefa
Resposta: Tornar mais econômica a produção de peças mecânicas intercambiáveis
Explicação:
1. SISTEMAS DE TOLERÂNCIAS E AJUSTES
O sistema de tolerâncias e ajustes consiste em um conjunto de princípios, regras e tabelas que possibilita aescolha racional de tolerâncias e ajustes de modo a tornar mais econômica a produção de peças mecânicasintercambiáveis. Este sistema foi estudado, inicialmente para a produção de peças mecânicas com até500mm de diâmetro; depois foi ampliado para peças com até 3150mm de diâmetro. Este sistema estabeleceuma série de tolerâncias fundamentais que determinam a precisão da peça, ou seja, a qualidade de trabalho,uma exigência que varia de peça para peça, de uma máquina para outra.
A norma brasileira ABNT NBR-6158:1995, prevê vinte graus de tolerância.IT01 A IT05=Utilizado paramecânica extra-precisa, por exemplo, construção de calibradores.IT06 A IT10= Utilizado para a grandemaioria das construções mecânicasIT11 A IT16= Utilizado para as peças com tolerâncias mais grosseiras,como peças fundidas, forjadas ou barras laminadas.