Português, perguntado por alucardldc, 8 meses atrás

Conto: Pai contra mãe - Machado de Assis


1. Faça uma breve biografia do autor.


2. Justifique o título do conto.


3. Elabore um resumo de , no mínimo, 10 linhas.


4. Apresente os personagens do conto e suas características.


5. Cite um exemplo de ironia presente no texto e justifique sua resposta.


6. Explique como ocorria a repressão aos negros fujões.


7. O que era a roda dos enjeitados? Quais personagens estão envolvidos nesse contexto? Explique.


8. Que decisão foi tomada por Cândido e quais as consequências da sua escolha?


9. Quem disse a frase: "Nem todas as crianças vingam"? Por quê?


10. Como podemos perceber a coisificação do ser humano , a partir do conto?


11. Tentativas de fuga, insubordinação, atitudes compreendidas como desacato aos senhores, no período da escravidão no Brasil, eram punidas com castigos públicos, anunciados publicamente pelos rufos do tambor, com o intuito de servir de exemplo para os demais escravos. Pesquise a diferença entre castigar o negro nas fazendas e de castigá-lo em praça pública?


13. Em sua opinião, por que essa mácula da escravidão envergonha o Brasil?


14. Pesquise um acontecimento atual que apresente os reflexos da escravidão.


15. De que modo podemos vencer o preconceito racial ainda presente na contemporaneidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Explicação:

Resposta:

1 Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro, um dos nomes mais importantes da literatura do século XIX. Escreveu poesias, contos, e romances. Foi também jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e crítico literário.

2 porque o pai ta contra a mae no conto

3 O conto tem início com uma explanação do autor a respeito de algumas atividades e produtos relacionados ao período da escravidão no Brasil, particularmente a repressão aos negros fujões: a máscara de ferro, que impedia a alimentação, era utilizada para afastar o vício da cachaça, que geralmente conduzia ao roubo; a coleira de ferro, castigo aplicado a escravos recapturados; para a produção de tais artefatos, recorria-se a funileiros e ferreiros, atividade então próspera. Outro ofício era o de caçador de escravos fugidos, ao qual se dedicavam aqueles que não encontravam sucesso em outra profissão.

É o caso do protagonista, Cândido Neves. Depois de tentar, sucessivamente, os ofícios de tipógrafo, comerciante e entalhador, tornou-se caçador de escravos. A paixão pela moça Clara trouxe o desejo de constituir família e a ansiedade por uma ocupação mais estável e nobre. Clara vivia com uma tia, Mônica, a quem auxiliava na profissão de costureira, e que era contrária à união, pela falta de recursos do casal. Quando Cândido e Clara decidiram ter um filho, ela externou seu temor quanto aos problemas que a existência de mais uma boca para alimentar traria para a casa. Cândido e Clara, no entanto, insistiram.

4 Clara Mônica Arminda

5 por que dinheiro também dói”

Perguntas interessantes