Aap1 - Metodologia do Ensino de Geografia
1 - A Geografia apresenta-se como ciência do espaço e que se preocupa em estudar a realidade a partir do tempo presente. Assume tal espaço como um híbrido entre elementos físicos e antropizados que se inter-relacionam e se transformam ao longo do desenvolvimento técnico-científico. Os primeiros estudos da Geografia como ciência ocorrem na Antiguidade, na Grécia Antiga, quando muitos pensadores começaram a questionar a validade das explicações acerca dos fenômenos serem obtidas unicamente através de mitos e de dogmas.
Diante do que foi exposto no texto-base, a ideia inicial sobre a Geografia como ciência era a de que
R= c)Ela era uma ciência atrelada às Ciências Naturais, para o conhecimento das feições da Terra.
2- Até o século XV, o desenvolvimento da Geografia como ciência foi muito tímido, estando este restrito aos estudos enciclopédicos e sem muita relação à realidade nem ao desenvolvimento humano. Com o desenvolvimento do Sistema Capitalista de produção e da Doutrina Mercantilista, a Geografia toma um impulso considerável e passa a exercer papel de suma importância para as nações emergentes nesse momento. Isso se deveu:
I.) Ao processo de Expansão Ultramarina, que trouxe a necessidade de mapas das rotas dos locais que eram conquistados.
II.) À correlata necessidade do desenvolvimento de mapas mais apurados e precisos, com os quais as coroas pudessem comprovar as suas conquistas, bem como acessar suas riquezas.
III.) Ao desenvolvimento, anterior ao século XVI, do Método Científico, fundamentado na experimentação e na comprovação de dados.
Baseando-se no texto-se e nas assertivas, está(ão) correta(s):
R= I e II apenas.
3- Durante os primeiros anos do século XX, especialmente após 1935, o Brasil entra em um período conturbado da história, quando Getúlio Vargas instaura a ditadura do Estado Novo. Nessa época toda e qualquer atitude considerada perturbação à ordem vigente era severamente castigada. As escolas precisavam desenvolver conteúdos que pudessem manter esse status quo e também evitar todo e qualquer tipo de questionamento.
Com o ensino de Geografia não foi diferente. São características dessa época:
Alternativa:
R= a)O ensino através de concepções clássicas e tradicionais, que visavam a memorização e a caracterização das paisagens.
4- No início do século XX, Delgado de Carvalho encabeçou uma crítica aos modelos de ensino de Geografia até então vigentes e amplamente praticados no país. Aqui, professores, altamente influenciados pela Geografia europeia, sobretudo francesa, costumavam importar compêndios e a eles pouco ou quase nada acrescentavam. As aulas, na maioria das vezes, se resumiam às meras traduções, por parte dos professores, e memorizações, por partes dos alunos.
Sobre esse paradigma no ensino da Geografia, é correto afirmar que:
R= D= Era conhecido como Geografia Tradicional.
Soluções para a tarefa
1 – Ela era uma ciência atrelada às Ciências Naturais, para o conhecimento das feições da Terra.
O pensamento inicial da geografia como uma ciência, consistia no fato de que a mesma apenas era um ciência ligada às ciências naturais que se dedicava ao conhecimento das feições da Terra.
2 – I e II apenas.
O desenvolvimento do Sistema Capitalista de produção e da Doutrina Mercantilista relacionou a geografia ao processo de expansão ultramarina, devido a necessidade de mapas.
3 – O ensino através de concepções clássicas e tradicionais, que visavam a memorização e a caracterização das paisagens.
O ensino da geografia caracterizou-se por ser desenvolvido a partir de concepções clássicas e tradicionais, que objetivavam a memorização e a caracterização das paisagens.
4 – Era conhecido como Geografia Tradicional.
O principal paradigma relacionado ao ensino da geografia tinha por característica o fato da mesma ser conhecida como geografia tradicional.
Bons estudos!