Português, perguntado por rosadocelamel, 1 ano atrás

Conto: o vagabundo na esplanada.Alheado, mas condescetende, seguia pelo centro do passeio com a distraída segurança de um milionário que obviamente se está nas tintas para quem passa. Não só por educação, mas tambem pelo simples motivo de ter mais e melhor em que pensar. o que não sucedia aos transeuntes. os quais, incrédulos ao primeiro relance, se desviam, oblíquos, da deambulante causa do seu espando. [...]a) O que esse trecho revela a respeito do vagabundo?b) É possivel afirmar que ha ironia quando o narrador diz que o vagabundo tinha " mais e melhor o que pensar". Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
608
Este texto "0 vagabundo da Esplanada "foi escrito por Manuel Dias da Fonseca ( ele é português ) .
A "Esplanada do Café e dos restaurantes "é uma praça em Lisboa ,onde existem restaurantes e cafés e servem apenas pessoas ricas por ser muito caro .
Respostas :
A-) o mendigo anda despreocupado pela praça ; não se importa com o olhar de desprezo e desaprovação de quem passa por ele;alheio e condesendente; educado ; ele não se intimida --> ..,,"ele não liga ao que os outros dizem "......
B -) sim é uma ironia .
O narrador ao dizer que o vagabundotem .."mais e melhor do que pensar "......em tom irônico , está preparando o texto para a ironia final que o vagabundo irá dizer . ( você não colocou o texto todo só este fragmento ).
No final devido a rejeição dos transeuntes e do garçon ele pede "uma cerveja ,bem gelada ".
Perguntas interessantes