contexto historico, caracteristicas, data das vanguardas europeias
Soluções para a tarefa
O que é vanguarda?
Vanguarda é um termo usado para expressar o pioneirismo, tudo que está à frente, o que é novo.
Contexto Histórico Vanguardas Europeias
Depois da Primeira Guerra Mundial e Revolução Industrial houve uma série de transformações no âmbito econômico, social e político. E por meio dessas modificações, correntes ideológicas como o fascismo e nazismo foram criadas.
E para quebrar com paradigmas e padrões foram criadas as vanguardas, em que a arte resolveu trazer uma nova concepção de mundo, um protesto ao conservadorismo, ao idealismo do padrão estético, todo um questionamento sobre o que era imposto.
Vanguardas Artísticas Europeias
Dentre os destaques das vanguardas europeias temos: o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo e Surrealismo.
Cubismo: No campo da pintura, exalta-se as formas geométricas. Os nomes de destaque dessa vanguarda são Picasso, Lothe, Gris, etc. Por sua vez na literatura existia uma ruptura e geometrização das palavras.
Dadaísmo: Crítica aos padrões estabelecidos, surgiu ainda na primeira guerra mundial.
Expressionismo: Caracterizado pela expressão dos sentimentos e emoções, procurava passar ao mundo como o homem vivia. A obra ‘O grito’ de Edvard Munch é um exemplo desse movimento.
Futurismo: Considerado o primeiro movimento de vanguarda. Surgiu para negar o passado ao usar símbolos ao invés das palavras.
Surrealismo: Assim como o expressionismo, tentava passar ao mundo como o homem vivia, a valorização do sonho.
Vanguardas Europeias
As vanguardas europeias foram movimentos que influenciaram o restante dos países com uma nova forma de pensar a arte, envolvendo a escultura, pintura, literatura, teatro, cinema, música, dentre outros.
Veja como foi o movimento vanguarda no Brasil que começou na Semana de Arte Moderna nesse link https://brainly.com.br/tarefa/5694151.
Bons estudos!