Contemporaneamente, portanto, o termo Quilombo não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos de ocupação temporal ou de comprovação biológica. Também não se trata de grupos isolados ou de uma população estritamente homogênea. Da mesma forma, nem sempre foram constituídos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados, mas, sobretudo, consistem em grupos que desenvolveram práticas cotidianas de resistência na manutenção e reprodução de seus modos de vida característicos e na consolidação de um território próprio.
ABANT, 1994 apud O’DWYER, 2002. In: VAZ, Beatriz Accioly. Dicionário do Patrimônio Cultural – IPHAN. Verbete Quilombo. Disponível em: portal.iphan. Acesso em: 20 abr. 2018.
O texto enfatiza o fato de os quilombos remanescentes do contexto da colônia e do império no Brasil serem atualmente reconhecidos como
A retratos do passado de grupos afrodescendentes. B manifestações do patrimônio cultural da nação. C lugares de memória de grupos autóctones.
D edificações para a apreciação científica.
E espaços de isolamento entre culturas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
B manifestações do patrimônio cultural da nação.
O texto procura identificar a existência de grupos quilombolas na sociedade atual, como formas de patrimônio cultural da nação, no sentido de que já terem sido eternizadas como elementos indissociáveis da cultura brasileira.
Além disso, procura explicitar a manifestação da diversidade cultura brasileira, para que sejam reduzidos as ações de preconceito e discriminação contra esses grupos.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás