consumo de açúcar no Brasil e no mundo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O mundo nunca esteve tão inundado de açúcar. Enquanto a colheita de cana cresce na Índia e na Tailândia, os agricultores do Brasil, o maior produtor do mundo, elevam as exportações para aproveitar a queda do real, que aumenta sua margem de lucro. As plantações, prejudicadas pela seca foram reanimadas pela chuva. Estima-se que a produção mundial supere a demanda pelo quinto ano consecutivo, levando os estoques ao nível mais alto da história, segundo dados da Organização Mundial do Açúcar, com sede em Londres.
Explicação:
Em termos regionais, o Brasil apresenta dois períodos distintos de safra: de setembro a março no Norte-Nordeste, e de abril a novembro no Centro-Sul. Assim, o país produz etanol durante praticamente o ano todo, apesar de a produção de etanol na região Norte-Nordeste ser de apenas 10% do total nacional, que foi de 22,5 bilhões de litros em 2007. As melhores destilarias produzem aproximadamente 85 litros de etanol anidro por tonelada de cana. As usinas têm produção em torno de 71 kg de açúcar e 42 litros de etanol para cada tonelada de cana processada.
A cana-de-açúcar é uma das principais culturas do mundo, cultivada em mais de 100 países, e representa uma importante fonte de mão de obra no meio rural nesses países. Apesar desta difusão mundial, cerca de 80% da produção do planeta estão concentradas em dez países.