Construir o gráfico da função:
y = x² -4x + 3
Soluções para a tarefa
Explicação passo a passo:
Tem que descobrir os zeros da função.
∆>0 terá duas raízes.
∆<0 não terá raiz.
∆=0 terá uma raiz.
x²-4x+3
(-4)²-4.1.3= 4, é maior que 0, então terá duas raízes.
Segue em anexo o gráfico e a conta.
Tutorial pra fazer um gráfico de uma função quadrática supimpa
- Você vai precisar achar quatro pontos fundamentais: as duas raízes, o vértice e o intercepto y.
- As raízes você encontra igualando a função f(x) = 0. E como f(x) = y, logo y = 0. Então temos:
f(x) = 0
x² -4x +3 = 0
Δ = (-4)² - 4(1)(3) = 16 - 12 = 4
x = [-(-4) ± 2]/2(1) = (4 ± 2)/2
x1 = (4 + 2)/2 = 6/2 = 3
x2 = (4 - 2)/2 = 2/2 = 1
As raízes de f(x) são x1 = 3 e x2 = 1, e como as raízes são encontradas colocando o y = 0, então você tem os pontos x1 = (3,0) e x2 = (1,0).
- O intercepto y é o ponto em que a parábola passa pelo eixo das ordenadas (eixo y). Para isso, achar o f(0). Então temos:
f(0) = 0² - 4(0) + 3
y = 0 - 0 + 3 = 3
Então, quando o x = 0, o valor de y será 3. Portanto, teremos intercepto y = (0,3)
- O vértice da parábola é o ponto mínimo de um gráfico crescente ou o ponto máximo de um gráfico decrescente. Como a nossa função possui o a>0, então é um gráfico crescente. Os pontos da vértice são dados pelas fórmulas:
Xv = -b/2a = -(-4)/2(1) = 4/2 = 2
Yv = -Δ/4a = -(4)/4(1) = -4/4 = -1
V = (Xv,Yv)
Portanto, o nosso ponto de vértice de f(x) será V = (2,-1).
Agora que você sabe os quatros pontos elementais de uma função quadrática e sabe que o gráfico é crescente (pois o a>0), então é só desenhar o seu gráfico supimpa.
Boa sorte e espero que tenha entendido.