construa uma tabela sobre a Conjuração Mineira a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana e apresente os seguintes aspectos: - data da revolta; - objetivos da revolta; - desfecho (Por favor me ajudem!)
Soluções para a tarefa
Conjuração Mineira ou Inconfidência Mineira (1789)
A conjuração Mineira foi a manifestação de descontentamento da elite colonial diante da elevada carga tributária, no contexto da crise mineradora.
Objetivo
O objetivo dos conjurados era a separação da capitania das Minas Gerais da metrópole e, consequentemente, do sistema colonial imposto por ela, porém havia outros também, tais como:
- Desejo de uma República Independente de Portugal
- Redução de impostos
- Abertura dos Portos
Seus ideais tinham como base as ideias iluministas e as revoluções burguesas. Isso fica claro pelo pedido da criação de uma nova bandeira com os dizeres “Liberta quae sera tamen'' (liberdade antes que tardia).
Desfecho
Fora tudo bem organizado, porém um de seus principais agentes, Joaquim Silvério dos Reis, delatou seus companheiros em troca de perdão a suas dívidas com a Coroa. Os conjurados foram condenados à morte, mas tiveram à pena substituída por banimento, menos Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes), que se declarou líder da conjuração. Esse fora enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792, em praça pública no Rio de Janeiro.
Conjuração Baiana ou Revolta dos Búzios (1798)
Apesar de possuir membros da classe média, influenciados pelas ideias iluministas, como advogados, professores, médicos, a Conjuração Baiana foi um movimento emancipacionista com a maioria da participação de integrantes das camadas sociais consideradas subalternas (marginalizadas). Uma de suas grandes referências veio da Independência do Haiti, feita por africanos escravizados. Estavam entre eles:
- Soldados
- Artesãos
- Escravos
- Negros alforriados
Objetivos
Os objetivos da Conjuração Baiana são parecidos com os da Mineira, porém nesse movimento, algo que eles deixaram em destaque era a abolição da escravatura. Somando-se aos ideais populares do abolicionismo, a reforma educacional e as melhorias salariais para os soldados. Eram objetivo do movimento:
- Implantar uma República
- Abertura dos Portos
- Desenvolvimento de um Comércio Abolicionista
Seus principais líderes foram quatro homens negros:
- João de Deus
- Lucas Dantas
- Manuel Faustino
- Luís Gonzaga
Desfecho
O movimento estava apenas no início, mas o grupo foi delatado e uma repressão violenta o conteve. A parte mais elitizada pagaram uma multa e se livraram, porém os quatro líderes negros foram os escolhidos para serem enforcados e esquartejados para fazer de exemplo.
A Revolução Pernambucana (1817)
Em meio a vinda da família real portuguesa para o Brasil, a carga tributária foi ampliada para pagar os custos da Corte. Isso aprofundou a situação de debilidade econômica da capitania de Pernambuco, que vivia uma crise agrícola relacionada à baixa dos preços do açúcar e do algodão, o que tornava a situação ainda mais tensa.
Os revoltosos contavam com a participação de aristocratas e setores médios da sociedade, como advogados, padres e comerciantes. Porém os aristocratas se sentiram ameaçados pelos ideais abolicionistas e se retiraram.
Objetivos
O movimento emancipacionista buscava a implementação de um república que, influenciada pelas ideias libertárias europeias e americanas, reivindicavam a separação da metrópole lusa e a plena liberdade de expressão.
Desfecho
Seus líderes derrubaram o governo local e estabeleceram uma república, cancelando os tributos e decretando plena liberdade política, com Recife como sede revolucionária.
O governo republicano durou pouco tempo pois, diante da desarticulação interna, o movimento ficou cada vez mais frágil, sofrendo com as intervenções das tropas portuguesas advindas da Bahia e do Rio de Janeiro. Muitos líderes foram presos e outros executados.
Aprenda mais sobre Movimentos Emancipacionistas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20549688