construa uma dissertação, com no mínimo 15 e máximo de 20 linhas, avaliando o texto apresentado correlacionando-o às condições de vida que um trabalhador urbano tem hoje, no Brasil, destacando pelo menos duas situações que são comuns e que ainda precisam ser resolvidas.
Soluções para a tarefa
Todos nós enquanto seres sociais temos direitos, deveres, e, devemos viver em pleno exercício de nossas funções.
Para ser exato, o trabalho trás o sustento, e, a partir disso a organização social acontece, pois o indivíduo é educado, ou melhor formado para exercer funções no mercado de trabalho, se especializando no campo e prestando serviço para uma determinada empresa, sendo politicamente articulado como um trabalhador ativo socialmente.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O contexto apresentado mostra condições subumanas de vida. Condições que hoje, pelo menos são repudiadas constitucionalmente. As famílias, hoje, normalmente residem em casas separadas, as pessoas, mesmo sendo da mesma família, a maioria dorme em quartos também separados, com o mínimo de conforto, tendo a sua privacidade garantida. Quanto aos modelos que temos hoje de ruas, nos centros urbanos, devem ser mais amplos de forma a acomodar o tráfego, mas observamos que já não atendem às necessidades de hoje, acarretando enormes e diversos congestionamentos em diferentes pontos da cidade. Quanto às condições sanitárias, que deram origem a epidemias que quase exterminaram a população da época, doenças como a cólera, que mataram milhares de pessoas, ainda persiste até os dias atuais, pois, em algumas regiões, mesmo em centros urbanos, ainda não temos esgoto ou água tratada. Cresce cada vez mais o número de favelas, com construções desordenadas, e que não atendem a critérios de segurança mínima. O sistema de coleta e tratamento do lixo está avançando, mas ainda é precário e não atende à demanda atual. Nossos rios estão morrendo, não só pelo desmatamento, mas também pela quantidade de lixo de toda natureza, e esgotos que são jogados neles, levando ao assoreamento, provocando enchentes que todos os anos matam, provocam doenças e deixam um número grande de pessoas desabrigadas. Assim, destaco duas situações que precisam urgentemente de atenção e ação e que são básicas: moradia decente e sem risco para as populações necessitadas e ações que evitem a morte de nossos rios e que levam à falta de água e provocam enchentes.
Explicação: