construa um paragrafó descrevendo duas situaçoes em que dana ( livro kindred laços de sangue ) age de forma parecida com a de harriet tubman. por favor é pra hoje !!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobrevivência e viagem no tempo em “Kindred”, de Octavia Butler
Home Literatura estrangeira Sobrevivência e viagem no tempo em “Kindred”, de Octavia Butler
19 MARÇO, 2021
0 COMENTÁRIO
RAÇA
Embora me considere um fã de ficção científica — seja em filmes ou livros —, não arrisco me classificar como um aficionado acerca do gênero na literatura, e como sabemos, o gênero sofre sistematicamente com o racismo estrutural, institucional e literário, de modo que a autora americana Octavia E. Butler nunca apareceu no meu radar. Para motivo de comparação, de acordo com uma pesquisa feita pela revista Fireside Fiction em 2015, apenas 2% das histórias classificadas como ficção científica foram publicadas por negros. Ou seja: infelizmente o gênero ainda é dominado por brancos. Todavia, nos últimos dois anos notei a onipresença de Kindred: Laços de Sangue (publicado pela editora Morro Branco, com tradução de Carolina Caires Coelho) em listas de melhores leituras anuais de pessoas que respeito e admiro, sejam elas amigos ou críticos literários, e ao pesquisar sobre a autora e os temas por ela abordados, senti a necessidade de lê-lo o mais rápido possível.
Em Kindred somos apresentados à narradora e protagonista Dana Franklin, uma escritora negra de 26 anos que é chamada repetidas vezes ao passado, mais precisamente em Maryland, durante a escravidão, 30 anos antes de seu teórico fim (teórico, pois sabemos que na realidade a escravidão nunca terminou, ganhou apenas uma nova roupagem). O presente de Dana é a Los Angeles da década de 70, em meio a livros bagunçados e um casamento recente com Kevin Franklin, um escritor branco de certo sucesso. Dana é constantemente teletransportada à escravidão sempre que Rufus, seu antepassado (ainda criança, mas ficando mais velho sempre que Dana regressa do futuro) está prestes a morrer. Logo, Dana percebe-se como a responsável não apenas pela sobrevivência dele, como também se sua própria, seja no passado ou no presente, pois sabemos que se qualquer um dos dois morrer no passado, ela deixará de existir nos anos 70. Evidentemente, por ser uma mulher negra, Dana precisa — além de todos os perigos que uma viajante no tempo já enfrenta — se preocupar com o fator raça: sua vida durante a escravidão será ameaçada duplamente por ser mulher e por ser negra.