História, perguntado por ViihSouza57561, 5 meses atrás

...] constituíram-se na idade média dois poderes que se colocavam acima da autoridade dos reis e dos senhores e, por isso, eram denominados poderes universais:o papado (poder espiritual ou religioso) e o império (poder temporal ou político). a relação entre esses dois poderes foi sempre problemática [...]koshiba, luiz. história – origens, estruturas e processos.pode ser apontado(a) como um exemplo dessa relação problemáticaa) a promulgação do edito de milão, em 313, que reconheceu o poder espiritual do papa e estabeleceu o cristianismo como a religião oficial do império romano, condição revogada pelo imperador décio, no fim do século iv.b) o conflito conhecido como a querela das investiduras, de 1076, que opôs o papa gregório vii ao imperador henrique iv, do sacro império, e só foi superado em 1122, com a concordata de worms.c) a determinação do imperador teodósio i, a partir de 391, em proibir todas as práticas não pagãs, que gerou uma forte perseguição aos cristãos e o poder religioso voltou para a mão do imperador romano.d) o incentivo dos reinos cristãos, principalmente do império carolíngio, em construir mosteiros longes das cidades, o que efetivou a separação entre o poder temporal dos reis e o poder espiritual dos monges e do clero em geral.e) o apoio decisivo do imperador constantino à heresia ariana, construída pelos bispos do oriente, no concílio de niceia (325), que defendia a concepção de que o poder temporal caberia apenas ao soberano romano, mas com o beneplácito do papa.

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
0

Sobre a questão da idade média e o papado, é de importância saber a relação entre igreja e reinados, que se desfaz posteriormente na história. A alternativa que nos apresenta um exemplo disto é a alternativa B. O que se inicia como querela das investiduras (1076) terá fim em Worms (1122).

Igreja e reinados na idade média

Quando se tratando de igrejas e reinados e impérios, principalmente o Sacro-Império Romano-Germânico, é possível notar nuances de influência da igreja e desinteresse da nobreza, ou apoio desta.

Como no caso das Investiduras, desejava-se a nomeação de bispos, não como ato puramente teológico, mas por razões políticas, interna e externa.

Posteriormente na história, em cerca de 1500, os impostos da igreja no Sacro-Império estão tão elevados para a formação de padres, dentre outros fatores que a Igreja Alemã surge com propostas de reforma da fé e da igreja.

Complemento de leitura sobre a igreja e os reinados: https://brainly.com.br/tarefa/18627685

#SPJ4

Perguntas interessantes