“Constituem uma classe particular de modalidades esportivas cuja disputa é baseada na oposição entre duas equipes, em um espaço comum, com o objetivo principal de pontuar e impedir o adversário de fazê-lo. O sucesso de uma equipe no jogo depende da atuação coletiva de seus jogadores, pois através da sincronização de suas ações é maior a chance de superar o adversário, uma vez que se torna possível realizar ações mais complexas”. (LAMAS, et al, 2012). Considerando o texto, podemos afirmar que o mesmo se refere a um tipo de esporte que é classificado de acordo com os elementos de sua lógica interna de funcionamento e com o objetivo principal de pontuar e impedir que o adversário pontue, por meio de táticas ofensivas e defensivas. LAMAS, L. et al. Elementos estruturais de um modelo formal dos esportes coletivos de invasão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 4, p. 741, dez. 2012. KRAVCHYCHYN, Claudio; COSTA, Luciane Cristina Arantes da. Esportes coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019. De acordo com o acima citado e o material didático da disciplina, assinale o tipo de esporte ao qual o texto se refere pode ser classificado como: Esportes Coletivos de Invasão
Alternativa 2:
Esportes Individuais
Alternativa 3:
Esportes de Cooperação
Alternativa 4:
Esportes de Oposição
Alternativa 5:
Esportes sem interação
Soluções para a tarefa
Resposta: Esportes Coletivos de Invasão
Explicação: Pagina 15 (Esportes coletivos: handebol e basquetebol)
...cabe evidenciar as características dos esportes coletivos de invasão ou jogos de invasão. São, essencialmente, modalidades esportivas cuja disputa é baseada na oposição entre duas equipes, em um espaço comum e com o objetivo principal de pontuar e impedir que o adversário pontue, por meio de táticas ofensivas e defensivas (LAMAS et al., 2012).
A resposta correta sobre as modalidades esportivas do basquetebol e handebol é a número 1. Portanto, as duas modalidades são consideradas de Esportes Coletivos de Invasão, uma vez que precisa invadir a quadra adversária para marcar pontos.
Regras de tempo no basquetebol
Antigamente o time poderia segurar a bola sem ter que atacar pelo período de no máximo 30 segundos, hoje em dia esse tempo foi reduzido para 24 segundos.
Vale ressaltar também que antes os tempos eram apenas 2 com 15 minutos cada um. Já hoje em dias temos 4 tempos com 10 minutos cada um, com um valor total de 40 minutos por jogo.
Aprenda mais sobre o basquete aqui: brainly.com.br/tarefa/33761245
#SPJ2