Existe um domínio da existência caracterizado pelo cotidiano em que impera o senso comum. Na realidade de nossa vida diária necessitamos de um conjunto de conhecimentos, todos eles relacionados com a nossa vida. Por isso, senso comum pode ser definido como o saber que nasce de nossa experiência cotidiana, da vida que nós levamos em sociedade, e em virtude disto, é também conhecido como um saber informal que adquire uma forma espontânea quando em contato com as situações e objetos que nos rodeiam.
Considerando o tema sobre o senso comum, analise as afirmações a seguir:
I. O senso comum, pode ser considerado um tipo específico de conhecimento que em outras palavras, somente afasta o cotidiano dos saberes científicos que temos sobre a realidade.
II. O senso comum é conhecido como um saber complexo, que exige como principal esforço sobrepor conhecimentos tidos como formais, e para isso requer passar pelo processo da aprendizagem escolar.
III. O senso comum, tem como característica principal um saber rústico e sistematizado que após o processo de escolarização deve permitir com que o aluno seja capaz de compreendê-lo como absoluto, porém mutável.
IV. O senso comum é adquirido sem nos darmos conta e apesar de ser fundamental não é suficiente para compreendermos ou decifrarmos o mundo em que vivemos, uma vez que suas certezas são questionáveis e se baseiam apenas em aparências.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
IV apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 2
Explicação:
O senso comum não requer nenhum esforço para ser adquirido, exatamente por se basear apenas na percepção sensível. Logo, apenas a opção IV está correta e a alternativa 2 deve ser assinalada.
O senso comum, por exemplo, costuma relacionar a autonomia à possibilidade de fazer o que se quer. Mas qual seria o erro do senso comum?
Fazer o que se quer pode soar como liberdade, mas é exatamente o seu oposto: fazer o que se quer é estar preso ao seu desejo - e o desejo varia conforme inúmeras variáveis.
É neste sentido que a filosofia antiga prega a razão como disciplina para conter os seus desejos e a virtude como realização de um meio termo excelente entre dois vícios: o excesso e a falta.
Filosoficamente, duas grandes escolas éticas entram em diálogo nesta questão: a ética das virtudes, aristotélica, e a ética heterônoma, kantiana. Esta última prega que devemos agir pensando que nossa ação seja universal.
Descobre-se, assim, o imperativo categórico que nada mais é do que uma moral racionalmente descoberta. Já Aristóteles prega que, em cada caso, a virtude é uma questão prática e de hábito.
Deste modo, demonstra-se que o senso comum, sem o refinamento dado pela filosofia, não raro cai em contradições e ambiguidades.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/16730008