Constata-se experimentalmente que todo átomo é eletricamente neutro. Como explicar esse fato se os átomos são formados de partículas que possuem carga elétrica como os prótons e os elétrons? ME AJUDEMMMMMM PFVRRR!
Soluções para a tarefa
como a explicação acima já diz todo átomo é eletricamente neutro.
mas quando existe uma perda de elétrons o átomo passa a ser chamado de íon Ou seja que a quantidade de elétrons é menor ou maior que a quantidade de prótons.
Resposta:
TUDO BEM?
CARGA ELÉTRICA
FÍSICA
A carga elétrica é uma propriedade intrínseca dos prótons e elétrons. Existem cargas de sinais positivo e negativo. Cargas de sinais diferentes tendem a atrair-se.
Carga elétrica é uma propriedade da matéria, assim como a massa. A carga elétrica macroscópica de um corpo surge em razão da diferença entre o número de prótons e elétrons, nesse caso dizemos que o corpo encontra-se carregado ou eletrizado.
Por outro lado, quando a quantidade de elétrons e prótons for a mesma, dizemos que o corpo está neutro. Portanto, mesmo quando neutros, os corpos ainda apresentam cargas elétricas, entretanto, essas estão balanceadas.
A carga elétrica tem origem em partículas subatômicas: os prótons apresentam o menor valor de carga positiva, enquanto os elétrons apresentam o menor valor de carga negativa. Os nêutrons, por sua vez, são partículas eletricamente neutras.
Veja também: Conceitos básicos da Eletrostática
Tipos de carga elétrica
Existem dois tipos de carga elétrica, as positivas e as negativas. Ambas são definidas exclusivamente por sinais algébricos, por convenção atribui-se à carga do elétron o sinal negativo e à carga do próton o sinal positivo.
Esses sinais, entretanto, são meramente arbitrários. Por exemplo: não haveria qualquer problema se, em algum momento, a carga dos elétrons passasse a ser descrita com o sinal positivo e a carga dos prótons tornasse-se negativa. O importante é que essas duas cargas atraem-se quando seu sinal é diferente, do contrário, elas tendem a repelir-se.
BOM ESTUDOS ;) :)